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Censo GIFE 2007-2008 é a quarta edição que vêm sendo publicada pelo
Grupo de Institutos e Fundações e Empresas (GIFE), divulgando informações sobre
os maiores investidores sociais privados do país. Dessa forma, o GIFE começa a
traçar cruzamentos que permitem conhecer mais a fundo as características do
associado GIFE e, por extensão, do investidor social privado brasileiro, uma vez que
juntos os associados da rede GIFE representam um investimento de R$ 1,15 bilhão
em diferentes áreas sociais, principalmente Educação, Formação para o trabalho,
Cultura e artes, e Geração de trabalho e renda.
É importante destacar que os associados GIFE representam uma fatia
altamente significativa e relevante do empresariado nacional, pois seus
investimentos correspondem a 20% do que o setor privado nacional destina à área
social, cerca de R$ 4,7 bilhões, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica
Aplicada (Ipea), por meio da pesquisa Ação Social das Empresas: "Bondade ou
Interesse? Como e por que as empresas atuam na área social"
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A pesquisa do último Censo GIFE teve como parceiros o Instituto Brasileiro de
Opinião Pública e Estatística (IBOPE) Inteligência, Instituto Paulo Montenegro e
apoio financeiro do Instituto Ibi de desenvolvimento social. Foram entrevistados 80
associados.
É importante destacar que o GIFE possui associados com diferentes
estratégias de ação, ou seja, os investidores do GIFE atuam em ações de
responsabilidade social de três formas: há os operadores dos seus próprios projetos,
há financiadores de projetos de terceiros e há atuações mistas, ou seja, investidores
que atuam tanto em projetos próprios quanto em projetos de terceiros. Todas essas
formas de atuação diferenciam-se de ações assistencialistas e da filantropia como
simples doação, porque, independentemente da análise do perfil
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, as ações sociais
protagonizadas pelas empresas, fundações ou institutos do GIFE, são planejadas,
monitoradas, sistematizadas e avaliadas permanentemente.
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465 companhias aplicam 0,4% do PIB (R$ 4,7 bilhões) em projetos sociais valor próximo ao que o país investe
em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Esses recursos são considerados privados, visto que apenas 6% das
empresas, deste universo, utilizam-se de incentivos fiscais.
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A análise do perfil diz respeito à origem institucional do associado GIFE – isto é, se ele é de origem corporativa,
familiar, comunitária ou independente. Sendo assim, os dados encontrados são claros em evidenciar a
predominância do investimento corporativo. Entre as 61 associações e fundações, nada menos do que 44 têm
mantenedor corporativo, chegando a um total de 79% de associados de perfil empresarial. Cada vez mais,
percebe-se no Brasil e no mundo que esse tipo de investidor social tem características específicas: o investidor
corporativo revela-se mais operador de seus próprios projetos do que financiador de terceiros; tem horizonte de
planejamento e ação de curto prazo; concentra suas áreas de ação em temas mais relacionados ao seu
entorno e a seu ambiente de negócios, entre outras características. (GIFE, 2008, online).