O foco e o direcionamento deste trabalho é a educação superior
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, a educação pós-
médio
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. É a educação que atende aos movimentos de transformação, com funções e objetivos
múltiplos. E nas palavras de José Dias Sobrinho (2005. p. 35) “abrem tantas perspectivas de
diversificação que já não se pode mais falar só de universidade. É bastante conhecida a
expressão multiversidade
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”. E ainda, como acrescenta o autor, põe em foco as modificações
organizacionais e a fragmentação das funções. Mesmo assim, não contempla o universo de
instituições de estudos superiores. Mais abrangente, ainda que mais vaga, é a expressão
educação superior. Comporta os diversos tipos de universidade e instituições não
universitárias, de nível superior.
Para ordenar a discussão do pluralismo da educação superior, é importante recuperar a
relevância social desse nível de ensino para a formação humana, o que leva a refletir sobre sua
diversidade e seu papel social. Portanto, os questionamentos sobre a diversificação e
diferenciação e os sentidos de pertinência na educação superior, tornam essa discussão, um
complexo exercício.
Jorge Landinelli (2008) aponta para um panorama regional, referindo-se à América
Latina, em que as instituições de educação superior diferem entre si em múltiplos aspectos,
tais como, as finalidades e circunstâncias de sua criação, sua organização e seus propósitos,
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José Dias Sobrinho (2005, p. 35) escreve que “muitas vezes a expressão educação superior incorpora
atividades que não seriam propriamente de nível superior; daí que se faz necessária também a expressão ainda
mais imprecisa e abrangente de educação pós-secundária”. Escreve ainda, “uso universidade quando pretendo
insistir nas funções mais amplas de ensino, pesquisa e extensão em diversas áreas do conhecimento” (...) “Já
“educação superior” é uma expressão que, incluindo, embora não necessariamente a “universidade” e, até
mesmo, atividades “pós-secundárias” ou “pós-médias”, compreende também as instituições dedicadas,
principalmente, e, muitas, vezes, exclusivamente, ao ensino. Hoje, o ensino praticado nas instituições de nível
superior, especialmente as mais recentemente criadas e de menor porte, está bastante direcionado à capacitação
técnico-profissional, isto é, a preparação de mão-de-obra. De qualquer modo, a não ser quando se justifique por
razões específicas, evito sempre a designação “ensino superior”, por considera-la redutora” (IDEM).
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A Resolução n° 1, de 3 de abril de 2002 institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica, constituindo
como Educação Básica: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio, a Educação de Jovens e Adultos, a
Educação Especial, a Educação Indígena, a Educação Profissional de Nível Técnico e a Formação de Professores
em Nível Médio na Modalidade Normal. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012002.pdf. Acesso em: 14 abr 2008.
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O termo multiversidade foi usado por Clark Kerr para caracterizar o pluralismo típico da universidade
americana. Foi apresentada pelo autor como “a primeira ilustração do campus multifacetado”. Tal característica
estaria praticamente em tudo: no surgimento de faculdades diretamente profissionais; na criação de faculdades
isoladas; nas doações de terras pelo governo federal, a partir de 1862, para a instituição de novas faculdades
(land gant colleges); na subdivisão das faculdades em departamentos; na multiplicação dos cursos; na maior
individualização do currículo pelas disciplinas eletivas; e assim por diante. KERR, Clark. Os usos da
Universidade. Fortaleza: Edições Universidade Federal do Ceará, 1982.