Hoje com o PSF (Programa de Saúde da Família), que atua de forma estratégica,
observa-se esta nova tendência. Atualmente, o profissional Enfermeiro é um
educador, educa por excelência na prevenção das doenças aperfeiçoando a profissão
na área preventiva e tornando-a apta às suas razões de existência. “A Enfermagem
tem que trabalhar a saúde das pessoas” . Hoje, nós temos a saúde da criança, saúde
da mulher, do adulto e do idoso modificando o que anteriormente era enfermagem
pediátrica , materno-infantil, médico-cirúrgica. Atualmente o enfoque é a
prevenção... com o trabalho de professor reflexivo, o enfermeiro educador busca o
caráter reflexivo do conhecimento e isto é contemplado nas novas diretrizes... O
enfermeiro com uma visão generalista, ampla, vislumbramos a formação de um
enfermeiro crítico, apto a questionamentos e transformações. Reflexivo, pois as
próprias aulas não são mais aqueles conhecimentos reprodutivos, aonde o aluno era
passivo, hoje , o aluno produz, produz o seu próprio conhecimento ativamente...o
professor é facilitador neste processo de busca que é o conhecimento...
(ALBUQUERQUE, depoimento oral, junho de 2008).
A prática da produção do conhecimento aborda a essência e importância da
autonomia, investigação e da crítica para a construção do mesmo, pois isso inclui o enfoque
democrático, social, solidário, igualitário, cultural e ambiental.
Um dos focos principais é você visualizar os conteúdos das disciplinas perpassarem
uma grande quantidade de informações que se visualizam também em outras
disciplinas caracterizando um forte elo. A saúde ambiental, que é a disciplina, que
atualmente , estou ministrando , leva a questionamentos com o discente, o que você (
aluno) faz em defesa do meio ambiente, o que se faz no dia a dia significa muito ,
além de uma prova objetiva ou de uma caracterização de notas. O fazer é mais
importante, a cidadania... o aluno crítico, questionador, reflexivo, o aluno ativo, e
isto faz com que não nos preocupemos apenas com a nota avaliativa, mas com o que
eu faço, o que eu produzo, o que eu quero, o que eu penso , o que eu posso fazer, a
minha parte... A experiência que eu tive como secretária de meio-ambiente, eu
posso dizer que se ambientalista é uma profissão, eu posso dizer que me qualifiquei
como ambientalista, foi uma escola, quatro anos de experiência, e impressionante
como essa área está interligada à Enfermagem, como eu encontrei a enfermagem na
secretaria. O prefeito na época foi bastante criticado por indicar uma enfermeira
para a secretaria de meio ambiente, e acho que nós conseguimos desenvolver um
trabalho de grande visibilidade. ( FIGUEIREDO, depoimento oral, junho de 2008).
Perrenoud (1997, p.32) enfatiza a importância e essencialidade dos saberes
adquiridos que não se encontram enquadrados em doutrinas e teorias, que se caracterizam
pelos saberes da experiência.
O saber docente é plural e é envoltório de muitos aspectos oriundos de
experiências vivenciadas, sonhos articulados sobre sustentáculos teóricos e que podem ser
alcançados com o uso de criatividade, autonomia, práticas reflexivas e anseios por
transformações que resultem no aperfeiçoamento do ensino e de suas práticas, para que seja
possível a troca de experiências, a interdisciplinaridade e a construção deste processo de
ensino e aprendizado, como evidenciamos em depoimento seguinte:
Tanto a Enfermagem teve significado e repercussão no meio-ambiente, pois eu levei
muito da minha visão , como a Enfermagem na experiência da área ambiental,houve