Em LC, o leitor pode vivenciar os argumentos de Calvino. O trabalho
rural, por exemplo, só é compreendido pela minuciosidade com que o
narrador descreve as tarefas do latifúndio. Vejamos o romance:
Que os trabalhos de homens são muitos. Já ficaram ditos alguns e
outros agora se acrescentam para a ilustração geral, que as pessoas
da cidade cuidam, em sua ignorância, que tudo é semear e colher,
pois muito enganadas vivem se não aprenderem a dizer as palavras
todas e a entender o que elas são, ceifar, carregar molhos, gadanhar,
debulhar à máquina ou a sangue, malhar o centeio, tapar palheiro,
enfadar a palha ou o feno, malhar o milho, desmontar, espalhar o
adubo, semear cereais, lavrar, cortar, arrotear, cavar o milho, tapar as
craveiras, podar, argolar, rabocar, escavar, montear, abrir as covatas
para estrume ou bacelo, abris valas, enxertar as vinhas, tapar a
enxertia, sulfatar, carregar as uvas, trabalhar nas adegas, trabalhar
nas hortas, cavar a terra para os legumes, varejar a azeitona,
trabalhar nos lagares de azeite, tirar cortiça, tosquiar o gado,
trabalhar em poços, trabalhar em brocas e barrancos, chacotar a
lenha, rechegar, enfornar, terrear, empoar e ensacar, o que aqui vai,
santo Deus, de palavras, tão bonitas, tão de enriquecer os léxicos,
bem-aventurados os que trabalham, e que faria então se nos
puséssemos a explicar como se faz cada trabalho e em que época,
os instrumentos, os apeiros, e se é obra para homem ou para mulher
e porquê. (LC, p. 90). própria, se coloca como uma presença. (p. 63)
Há uma preocupação, por parte do narrador, de que o leitor
compreenda bem as máquinas que chegaram ao latifundio, mudando seu
cenário. A debulhadora tem seu nome justificado, por meio da atividade que
desempenha: “Palha para um lado, cereal para outro. Vista de fora, é uma
grande caixa de madeira sobre rodas de ferro, ligada por uma correia a um
motor que trepida...” (LC, p. 99 – 100).
Quando o crítico italiano diz “romance-enciclopédia”, não se refere a
um estilo à parte. Ele quer dizer que o romance é encliclopédico a medida
que contém o universo e o vácuo, que sugere competências em cada ramo
do saber.
Nesse caso, o romance pode recorrer a outros gêneros. Segundo
o que propõem Bakhtin, o romance permite a introdução de diferentes
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