Aos membros da banca de qualificação, Prof.ª Sônia Ana Charchut
Leszczynski, Prof.ª Marilda Aparecida Behrens e Prof. Cleverson Renan da
Cunha, pelas sugestões e contribuições na versão final deste trabalho. A banca
marca a história do PPGTE, como a primeira a ser realizada a distância,
totalmente mediada pelas tecnologias da informação e comunicação, com o
mestrando em Natal (RN) em doutoramento.
Agradeço a iniciativa do Governo Federal, representado pelo
programa CAPES/PIQDTEC, pela oportunidade e financiamento oferecidos aos
docentes da educação profissional da rede federal para qualificação acadêmica e
incentivo a pesquisa.
Agradeço a UTFPR que por meio do PPGTE desenvolve um
programa de qualidade didático-pedagógica e de pesquisa, consolidando-se como
um espaço democrático de reflexão sobre as relações entre tecnologia e
sociedade.
Aos professores do PPGTE, com principal referência aqueles que
participaram diretamente de minha formação, Prof. Hilton de Azevedo, Prof.ª
Sônia Ana Leszczynski, Prof. Herivelto Moreira, Prof. Gilson Queluz, Prof.ª
Luciana Martha Silveira, Prof.ª Marilda Queluz, Prof.ª Marília Carvalho e Prof.
Nilson Garcia, bem como o apoio eficiente na secretaria da Lindamir Casagrande.
Aos colegas de mestrado, Julio Vann, Aladir Júnior, Adriane Foohs,
Andréa Santana, Boanerges Cândido, Elisete Ferreira, Eugenio Radaelli, Gorete
de Souza, João Climaco, Ricardo Vasconcelos, Rosana Franco, Vanderlei Beltrão
e muitos outros pelo companheirismo e amizade.
À saudosa cidade de Curitiba, dos lindos bosques e parques, e os
inesquecíveis amigos que nos acolheram como se fossemos da sua família, Lauro
e Viviane Manhães, Fabrício e Beatrice Araújo, Carlos Eduardo e Magdalena,
Rafael e Caroline Rebicki, Douglas e Cibeli e toda a família Lustoza, Elderson e
Adriane Samways e muitos outros que sempre ficarão em nossa lembrança.
Ao IFSUL, unidade Pelotas, que me proporcionou a licença para
capacitação, e aos colegas de minha coordenadoria, que me deram suporte para
esta licença.
Aos não mencionados e que, contudo, participaram indiretamente
deste percurso de formação.