auxílio na elaboração deste documento, poderá contar com o auxílio da empresa que dá apoio
no gerenciamento dos contratos de manutenção, que ainda possui em seu quadro, um
consultor de ar-condicionado contratado por um período de 10 horas mensais e um
engenheiro sênior por um período de 20 horas mensais. A manutenção conta com mais um
bolsista, estudante de engenharia, contratado pelo CPqGM/FIOCRUZ que auxilia na
elaboração dos documentos necessários para a contratação dos serviços.
Quando não é possível a elaboração do projeto básico pela equipe disponível no
CPqGM/FIOCRUZ, esta instituição poderá contratar empresas para a elaboração deste
projeto, porém, a lei 8.666/93, não permite que a executora deste projeto venha participar da
licitação para a execução dos serviços estabelecidos.
O setor de manutenção tem como um dos seus principais aliados, o setor de
administração, que atua de maneira muito efetiva, auxiliando nas atividades de gestão de
compras, contratos, planejamento e programação, orçamento e finanças, gestão de recursos
humanos e informação, no intuito de prezar pela qualidade do serviço prestado.
O serviço de manutenção tem a colaboração de outros setores como os de compras,
almoxarifado, patrimônio, contabilidade, planejamento, transporte e serviços auxiliares.
Para que seja adquirido material permanente, de consumo ou contratação de serviços
relacionados à área de manutenção, o responsável deverá elaborar toda a documentação a ser
aprovada e autorizada pela diretoria, que se compõe de uma requisição de compra e
justificativa da aquisição ou contratação. No caso, de serviços, se faz necessária à elaboração
do projeto básico e em algumas vezes, plano de trabalho.
De posse da documentação e autorização do diretor, é aberto um processo que segue
para o setor de compras. Antes de realizar qualquer licitação, é preciso realizar pesquisas de
mercado para a estimativa de custo do produto ou serviço. Isso, muitas vezes atrasa a
aquisição ou contratação, pois são solicitados orçamentos das empresas, que, com exceção de
alguns casos de dispensas de licitação, na maioria das vezes não são aprovados. Após a
estimativa, o setor de compras deverá preparar o edital e marcar a licitação, que deve respeitar
prazos previstos na lei 8.666/93. Caso a estimativa ultrapasse R$ 8.000,00 (oito mil reais), ou
R$ 16.000,00 (dezesseis mil reais), para os serviços de engenharia, o processo deverá ser