SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ....................................................................................................... 13
1.2 Objetivo geral especifico e método da pesquisa .............................................. 15
1.3 Estruturação do trabalho .................................................................................. 15
2 REVISÃO E ATUALIZAÇÃO CONCEITUAL .......................................................... 16
2.1 Setor terciário - serviços .................................................................................. 16
2.2 Principais características das atividades de serviço ........................................ 18
2.3 Logística .......................................................................................................... 18
2.3.1 Operações de serviço .............................................................................. 20
2.3.2 Operações de serviços de intralogística .................................................. 23
2.4 Gestão de processo e a intralogística .............................................................. 30
2.4.1 Primado da Qualidade ............................................................................. 31
2.4.2 Métodos e ferramentas de solução de problemas na qualidade .............. 33
2.4.2.1 Ciclo PDCA ........................................................................................... 33
2.4.2.2 Método de análise e soluções de problemas - MASP ........................... 34
2.4.3 Medidas e avaliações de desempenho em operações ............................ 35
3 CONJUNTO DE CONHECIMENTOS EM GERENCIAMENTO DE PROJETO -
O GUIA PMBOK® .................................................................................................. 37
3.1 Os cinco elementos que caracterizam um projeto ........................................... 38
3.2 Project Management Institute - PMI ................................................................. 40
3.3 O Guia PMBOK® ............................................................................................. 41
3.4 Escritório de gerenciamento de projetos .......................................................... 46
3.5 Estrutura organizacional das empresas industriais .......................................... 47
3.5.1 Influências da estrutura organizacional nos projetos (PMBoK®) ............. 47
3.5.2 A função do PMO nas estruturas organizacionais de serviços ................ 52
3.6 Características das organizações de serviço baseadas em projetos .............. 53
3.7 Características das organizações de serviço não-baseadas em projeto ......... 54
3.8 Sistema de gerenciamento de projetos por meio de processo ........................ 54
4 APLICAÇÃO DO GUIA PMBOK® EM GESTÃO DE PROCESSOS DE
INTRALOGÍSTICA INDÚSTRIAL ........................................................................... 56
4.1 Fase 0: Plano de Integração ............................................................................ 57
4.2 Fase 1: Declaração Preliminar do Escopo ....................................................... 58
4.3 Fase 2: Termo de Abertura do Projeto............................................................. 58
4.4 Fase 3: Dimensionamento do Plano de Negócio ............................................. 58
4.4.1 Dimensionamento Técnico....................................................................... 59
4.4.1.1 Gerenciamento de Escopo .................................................................... 59
4.4.1.2 Gerenciamento da Qualidade ............................................................... 59
4.4.1.3 Gerenciamento dos Recursos Humanos .............................................. 60
4.4.1.4 Gerenciamento de Riscos ..................................................................... 60
4.4.1.5 Gerenciamento de Tempo .................................................................... 61
4.4.2 Dimensionamento Financeiro .................................................................. 62
4.4.2.1 Gerenciamento de Aquisição ................................................................ 62
4.4.2.2 Gerenciamento de Custo ...................................................................... 62
4.5 Fase 4: Implantação ........................................................................................ 63
4.5.1 Plano Global de Gerenciamento .............................................................. 63