116
FERREIRA, Naura S. C. A gestão da educação e as políticas de formação de
profissionais da educação: desafios e compromissos. In FERREIRA, Naura S. C.
(org) Gestão democrática da educação. São Paulo: Cortez, 2008.
FOOT-WHYTE, William. Treinando a observação participante. In: ZALUAR, Alba.
Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves
Editora, pp. 77-86, 1980.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e Cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FRANCO, C., MANDARINO, M., ORTIGÃO, I. O projeto pedagógico e os
resultados escolares. Pesquisa e planejamento econômico (ppe), Rio de Janeiro:
v. 32, n. 3, dez. 2002.
FRANCO, Creso & BONAMINO, Alicia. A pesquisa sobre características de
escolas eficazes no Brasil: breve revisão dos principais achados e alguns
problemas em aberto. Educação on-line, PUC, Rio de Janeiro,vol 1, 2005.
FRANCO, Creso; ALVES, Fátima; BONAMINO, Alicia. Qualidade do Ensino
Fundamental: políticas, suas possibilidades e seus limites. Educação e
Sociedade, Campinas: vol 28, n.100, out.2007
FRANCO, Creso; ALVES, Maria T. Gonzaga. A pesquisa em eficácia escolar no
Brasil: Evidências sobre efeito escola e fatores associados à eficácia escolar. In:
BROOKE, N. & SOARES, J.F. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória.
Belo Horizonte: editora UFMG, 2008.
GADOTTI, M. & ROMÃO, J. E. (org). Autonomia da escola: princípios e
propostas. São Paulo: Cortez, 2004.
GEERTZ, Clifford. Uma descrição Densa: por uma teoria interpretativa da
cultura. In: A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan,
1989.
GLUCKMAN, Max O material etnográfico na antropologia social inglesa. In:
ZALUAR, Alba. Desvendando Máscaras Sociais. Rio de Janeiro: Livraria
Francisco Alves Editora, pp. 63-77. 1980.
GLUKMAN, Max. Análise de uma situação social na Zululândia moderna. In:
FELDMAN-BIANCO, Bela (org). Antropologia das sociedades contemporâneas –
métodos. São Paulo: Global, pp. 227-267. 1987.
GOMES, Candido. A escola de qualidade para todos: abrindo as camadas da
cebola. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ, Rio de Janeiro, v.13, n.48, 2005.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio- PNAD. Rio de Janeiro.
2007. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm>. Acesso
em: fev. 2009.
IDEB_ Índice de desenvolvimento da educação básica, 2005-2007. Dados
disponíveis em <http://ideb.inep.gov.br/Site/> . Acesso em: jun. 2008.
INEP/MEC. Indicadores da qualidade em educação. São Paulo: Ação educativa,
2007.
LEE, Valerie. (2000). Utilização de modelos hierárquicos lineares para estudar
contextos sociais: o caso dos efeitos escola. In: BROOKE, N. & SOARES, J.F.
Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora UFMG,
2008.
MADAUS, George, AIRASIAN, Peter, KELLAGHAN, Thomas. (1980). Eficácia
escolar: reavaliando as evidencias. In: BROOKE, N. & SOARES, J.F. Pesquisa
em eficácia escolar: origem e trajetória. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0710362/CA