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Aqui também aparece a função do professor ser “pai, mãe e família”,
negligenciando a função verdadeira que é ensinar, consoante com outras
pesquisas como a de Alves-Mazzotti (2008). Ao investigar a representações sociais
do professor das séries iniciais sobre identidade docente, a autora identifica o
núcleo “dedicação” associado à: mãe = Materna que cuida.
Representando o que foi analisado acima, segue parte do debate sobre a
temática “relação teoria e prática”:
E: Todos leram? Tudo bem? Então, assim, a partir da leitura do texto eu
queria que todos pensassem sobre a ideia do texto com a formação, com a
sua formação. S 2: Com a minha, com a nossa formação!?E: S2: É, na
verdade, o texto fala de você, pelo que eu entendi de você ter uma noção
da habilidade na prática é profissional. A faculdade no âmbito no caso, a
faculdade aqui, ela, como qualquer outro curso é difícil você ter um curso,
que te dê essa opção de realidade e prática, a não ser que você vivencie
um curso específico puxado para a linha do técnico, nem sempre, até
depende. Eu acho que, como qualquer curso, é difícil você ter teoria e
prática atuando no mesmo peso, na mesma medida. Na maioria das vezes
você tem a minoria, eu acho que você só consegue visualizar melhor ou,
absorver mais os conhecimentos teóricos vivenciando a prática. É difícil,
de você teorizar em determinadas situações sem uma prática efetiva, para
você realmente, é souber o que é, muitas vezes, quando você tem
situações na teoria é que você não vai conseguir aplicar na prática.. Fica
silêncio. E: Fiquem a vontade, pode falar! (risos)[...]S 3: [...] Então
realmente, a teoria, só teoria, teoria, eu só tive a noção de alguma coisa
no estágio, somente no estágio, então aí é que deu para ver, que a teoria
não está muito ligada na prática não, é bem diferente. S 4: Pelo que eu
aprendi foi a prática de novos professores pelo texto, a gente vê que o
professor aqui, não vai estar preocupado com o conteúdo, mas com o
programa de estágio, ele está preocupado com o aluno dentro da escola
é o que, que ele tem necessidade de aprender é a primeira coisa, que me
chamou atenção eu concordo plenamente, porque o que eu vejo hoje é
que tem uma procedência de diferentes alunos tá! Então você tem que
trazer o que eles têm de comum e também. O que eles têm de diferente,
para estar compartilhando com os outros, para que você possa distribuir
de forma, que todos eles possam aprender algo. É então essa
necessidade ai, eu achei uma coisa interessante. Aí, depois veem que o
professor se sente responsável por essa mudança, quer dizer, que esta
reportagem, fala de um movimento integrante, um movimento contrario, do
que a gente vê hoje nas escolas, não percebem o movimento muito
integrante como instrumento de saber, o professor dentro da sala de aula
obedece ao planejamento. E o que está aqui é que ele está integrado com
o que está no real. O real também é uma coisa importante, porque a
realidade que os alunos estão inseridos você pode mudar isso, não
adianta mandar conteúdos de uma maneira sem utilidades, conteúdos sem
importância para eles. Às vezes você vem para transformar a vida dela
começando com o conteúdo dela, vai cair no que está faltando a atenção
naquilo de uma maneira natural, pelo menos eu acho que essas três
passagens me chamaram mais atenção. E: você acha que estas três
passagens têm a ver com a sua formação, ou não tem haver com a sua
formação?S 4: Tem a ver, porque eu acho que hoje o professor tem essa,
essa na realidade, ele tem essa missão, hoje quem está envolvido em
educação, ele tem a missão de mudar, primeiro lugar o que a gente sabe
o sistema que está errado.