RESUMO
O ensino com gêneros orais vigora como uma das diretrizes propostas pelos PCN de
Língua Portuguesa. Entretanto, muitos professores ainda têm sérias dificuldades em
lidar com essa modalidade, que parece ser relegada a segundo plano nas escolas do
País. São poucas as referências teóricas sobre o desenvolvimento de práticas
pedagógicas com esse gênero.
No intuito de contribuirmos para o aprimoramento das aulas com gêneros orais,
verificamos, neste trabalho, como o gênero debate em sala de aula foi utilizado em uma
aula de Língua Portuguesa, na 6ª série do Ensino Fundamental, e apresentamos uma
sequência didática para o ensino desse gênero. Nosso foco foi o de observar como se
instaurou a interação no debate e quais foram os elementos linguísticos utilizados pelos
alunos e pela professora-mediadora no processo interacional.
Para tanto, embasamos-nos em estudos sobre sociointeracionismo discursivo
(BAKHTIN, 2002; BRONCKART, 2007); interação pela linguagem (KOCH, 2000);
características da oralidade e da escrita (MARCUSCHI, 2007a); importância dos
gêneros orais em sala de aula e desenvolvimento de sequência didática (DOLZ &
SCHNEUWLY, 2004a, 2004b; DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004);
características do gênero debate em sala de aula (RIBEIRO, 2009), entre outros.
O trabalho revelou que, de modo geral, os professores no Ensino Fundamental sentem
dificuldades para trabalhar com o gênero oral. Em nossas observações, constatamos
que os alunos não são devidamente orientados para interagir nesse gênero, por não
conseguirem explorar adequadamente os elementos linguísticos que levam a uma
interação mais significativa. Possivelmente, o professor teria alcançado melhores
resultados se tivesse partido de uma sequência didática.
Palavras-chaves: Língua Portuguesa, ensino, gêneros orais