121
realização destas atividades
de leitura?
5) E como acontece nestes
momentos de leitura diária?
6) O que eles acharam da
história?
7) Como à senhora pretende
enfatizar esses valores
importantes para eles?
Vida, que tem muita coisa interessante e
que eles não conhecem. Sabe como é 4ª
série? Dependendo do que for eles não se
interessam mesmo.
3) A partir daí, eu mesma faço a leitura para
os alunos e aproveito para demonstrar a
pontuação e entonação correta. Em seguida
eu faço a leitura compartilhada e aproveito
para fazer as correções.
4) Normalmente as aulas de leitura
acontecem na 4ª ou 5ª feira, mas fora disso,
há também uma rotina diária.
5) Nessa leitura diária fazemos a mesma
coisa, eu leio depois eles lêem e no final
debatemos o tema.
“Ontem nós fizemos uma leitura muito
interessante de um texto chamado “Sopa de
Pedra” de Pedro Malazarte, que conta a
história, de um homem muito esperto, que
sabe tirar proveito de todas as situações.”
6) Eles se divertiram muito. Só que quando
fizemos o debate, sobre o que é mais
importante na vida: Se é a honestidade ou a
esperteza?
Eu fiquei muito decepcionada quando vi que
a maioria deles, achou que era a esperteza.
Eu tive que explicar para eles, a importância
da honestidade. Mas não sei se convenci
todos. A educação que eles recebem não
prioriza estes valores.
7) Essa forma eu acho que é legal, pois eles
se divertem com as histórias, e quem tem
interesse acaba aprendendo as coisas boas.
Beatriz
1)O objetivo da entrevista de
hoje é falar sobre as
estratégias de leitura,
utilizadas com esta turma.
2) Todas as suas aulas de
leitura iniciam com uma roda
de conversa sobre
atualidades?
3) Da forma, como você
coloca, a senhora incentiva-
os a ler, com atualidades e
através da roda de conversa.
Agindo assim você percebe
que eles têm adquirido
prazer em ler
4) Como é feito nestas aulas
com os alunos que tem
dificuldades?
5) A senhora disse que um
dia lê para eles e no outro os
convida. Há uma rotina para
esta atividade?
6)Além da roda de conversa
1)O que eu faço, nas aulas de leitura. É
motivar meus alunos a ler sempre.
Começamos sempre, com uma roda de
conversa, sobre atualidades. Como exemplo
eu pego um artigo de jornal que trata sobre
violência, como o caso da Isabela. E assim
eu leio a notícia para eles e exploro o tema.
Falamos sobre a violência que há no bairro,
nas famílias.
“Eu gosto de fazer assim, pois esta é uma
forma deles se interessar e participar da
aula”
2) Eu sempre procuro trazer um assunto que
possa ser depois discutido. E depois peço a
eles que produzam algo, sobre o que
discutimos. Proponho que eles se imaginem
como autores e escrevam algo sobre o
assunto. Como acharem melhor pode ser em
forma de Poesia, Música, História, Desenho.
3) Com certeza, até os que têm mais
dificuldade, gostam da aula de leitura.
4) Eu sempre pergunto quem gostaria de ler