RESUMO
Objetivos: investigar o desempenho funcional para o autocuidado, a mobilidade e a função
social de crianças nascidas pré-termo em relação a nascidas a termo. Materiais e método:
estudo transversal, que envolveu oitenta e cinco crianças, sendo 59 nascidas a termo e 26 pré-
termo avaliadas a partir do teste Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) aos 12
meses de idade cronológica. Utilizando-se o escore normativo, foi analisada a adequação do
desempenho funcional nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social. Com base nos
escores brutos foi comparado o desempenho dos dois grupos nas mesmas áreas. Analisou-se,
ainda, o desempenho de a termos e prematuros em cada prova que compõe o teste.
Resultados: Todas as crianças avaliadas em ambos os grupos apresentaram adequação na
escala de Habilidades Funcionais, quando analisados os escores normativos. Comparando-se
os escores brutos, as crianças nascidas a termo apresentaram desempenho melhor que as
nascidas prematuramente nas partes de Autocuidado (p=0,039) e Função Social (p=0,002),
porém não na mobilidade (p=0,163). Analisando-se as provas individuais, verificou-se
significativa diferença na aquisição de independência para algumas tarefas, tanto no grupo a
termo quanto pré-termo, quando comparados à amostra normativa. Conclusões: os resultados
sugerem que prematuros apresentam um perfil diferenciado de aquisição de independência,
com desempenho inferior a crianças nascidas a termo.
Palavras-chave: Prematuro e Desenvolvimento Infantil
ABSTRACT
Objective: to investigate the functional performance for selfcare, mobility, and social function
of term and pré-term birth children. Material and Methods: a cross sectional study was
made, enrolling eighty five children (59 term and 26 pre-term) of both sexes, evaluated by de
PEDI (Pediatric Evaluation of Disability Inventury) test, at 12 months of chronological age.
Results: all children of both groups adequately performed in the normative scores of
Functional Abilities. In gross scores the term children had a higher performance than the
preterm ones in self care (p=0,039) and in social function (p=0,002) but not in mobility
(p=0,163). In some tasks the individual scores were lower than the expected for normative
sample in the term as well in pre-term group. Conclusions: pre-term children present a
differenciated profile at getting an independence.
Keywords: pre-term child and child development.