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DIRETOR DE ESCOLA PROVA 1 - VERDE
FORMAÇÃO BÁSICA/FORMAÇÃO
ESPECÍFICA
Considere o texto abaixo para responder às questões
de n
os
1 a 6.
Joana busca oportunidades profissionais em um mercado
competitivo, encontrando apenas vagas de trabalho para ativi-
dades que não correspondem à sua qualificação ou que ofe-
recem um salário frustrante. Ela tem filhos, que estudam em
escola pública. Reconhece que a escola é e será uma possi-
bilidade para seus filhos enfrentarem desafios cada vez mais
complexos, mas tem dúvidas se o tipo de educação que vêm
recebendo colaborará, efetivamente, para que tenham boas
perspectivas de futuro.
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As dúvidas de Joana em relação à educação de seus filhos
têm estreita ligação com a organização e gestão da escola
em que estudam. Considerando que o projeto pedagógico é
instrumento para a melhoria do padrão de gestão, assinale a
opção que apresenta apenas características de um projeto
pedagógico na perspectiva da concepção democrático-
participativa.
(A) Envolve a participação de toda a comunidade escolar; in-
clui exclusivamente aspectos pedagógicos; fomenta a
conquista da autonomia.
(B) Favorece o alcance dos objetivos delimitados; supõe o
consenso em todas as etapas; explicita as mudanças
que são feitas na gestão.
(C) Está em construção permanente; é definido politicamen-
te por especialistas; altera as rotinas escolares.
(D) Supõe processos de negociação; resulta num documen-
to definitivo; apresenta aspectos de ordem eminentemen-
te administrativa.
(E) Parte do diagnóstico da realidade escolar; revela a identi-
dade da escola, intenções e estratégias; orienta mudan-
ças nas relações de poder.
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As expectativas de Joana em relação à educação dos filhos
dizem respeito, também, às diferentes instâncias que promo-
vem a formação do sujeito no contexto contemporâneo, so-
bre as quais, segundo Neidson Rodrigues (2001), é correto
afirmar que houve:
(A) crescente deterioração da educação escolar no Brasil, o
que demanda das famílias suprir as necessidades de
escolarização de seus membros.
(B) paulatina transferência das responsabilidades educacio-
nais da escola para as comunidades, devido às novas
formas de organização da vida coletiva.
(C) esvaziamento da Igreja como instituição hegemônica e
formadora do sujeito ético, havendo um deslocamento
desta função para organizações políticas.
(D) assunção completa, pelos meios de comunicação social,
do papel educativo antes desempenhado pela família,
pelas religiões e pela escola.
(E) perda da hegemonia educativa das famílias, das igrejas e
das comunidades, recaindo sobre a escola uma função
educativa que ultrapassa a escolarização.
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Joana interessou-se em participar do Programa Escola da
Família, obtendo as informações a seguir.
I – As atividades são desenvolvidas em quatro eixos: cultu-
ra, esporte, saúde e qualificação para o trabalho, visando
a uma cultura de paz.
II – O Programa foi criado em consonância com os Princípios
Básicos da Política Educacional do Estado: inclusão,
participação e autonomia.
III – As escolas do sistema de ensino desenvolvem as mes-
mas atividades socioculturais, garantindo a equidade na
promoção do Programa.
IV – O voluntariado é estimulado por meio da participação de
universitários, egressos da Rede Estadual de Ensino, que
recebem bolsa integral da mensalidade em suas univer-
sidades.
V – Resultados de pesquisas evidenciam que houve um leve
crescimento de situações de depredação escolar, em
conseqüência da maior circulação de pessoas nas uni-
dades em função do Programa.
Por serem corretas, Joana deve considerar, apenas, as infor-
mações:
(A) I e II (B) I e V
(C) III e IV (D) I, II e IV
(E) II, III e V
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Interessada em participar do processo educacional de seus
filhos, Joana decidiu se candidatar a membro do Conselho
de Escola, sobre o qual, de acordo com a Lei Complemen-
tar n
o
444/85, Art. 95, é correto afirmar que:
(A) deve ser composto na proporcionalidade de: 40% de do-
centes, 5% de funcionários, 30% de pais e 25% de alunos.
(B) tem o dever de se reunir mensalmente e, extraordinaria-
mente, por convocação do Diretor da escola.
(C) tem a atribuição de deliberar sobre alternativas de solu-
ção para os problemas de natureza administrativa e pe-
dagógica.
(D) é presidido pelo Diretor da escola e composto por um
mínimo de 10 e um máximo de 40 membros.
(E) acompanha a gestão da escola durante dois anos, período
após o qual há eleição para composição de novo Conselho.
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Outra forma de integração entre família e escola que Joana
conheceu foi a Associação de Pais e Mestres (APM). De
acordo com o Decreto n
o
12.983/78, todas as afirmações abai-
xo sobre a participação do Diretor da escola na APM são
corretas, EXCETO uma. Assinale-a.
(A) A seleção e a indicação de alunos para participação na
APM ficam a critério do Diretor da escola, guardada a
proporcionalidade de 20%.
(B) A Assembléia Geral da APM é convocada e dirigida pelo
Diretor da escola.
(C) O Conselho Deliberativo da APM deve ser constituído por,
no mínimo, 11 membros, e o Diretor da escola é seu pre-
sidente nato.
(D) O Diretor é sócio nato da APM e, nesta condição e dentro
de suas possibilidades, tem o dever moral de contribuir
financeiramente com ela.
(E) O Diretor da escola pode participar das reuniões da Dire-
toria Executiva da APM, mas sem direito a voto.