comunicação dirigida’, a fim de tornar possível a coexistência dos interesses
visados.
Integrando-se aos demais autores, Simões (1995, p. 83), cita que “a atividade de
Relações Públicas é a gestão da função política da organização. Donde Relações Públicas
(definens) é igual à gestão da função política da organização (definiendum) e esta gestão é
somente a atividade de Relações Públicas e nenhuma outra”.
A seguir, apresenta-se um quadro resumido de algumas definições:
ABRP – Associação Brasileira de
Relações Públicas.
Andrade (1996, 105).
Entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado,
planificado, coeso e contínuo da alta administração, para
estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma
organização, pública ou privada, e seu pessoal, assim como entre
essa organização e todos os grupos aos quais está ligada, direta ou
indiretamente.
IPRA – International Public Relations
Association
www.ipra.org
Relações Públicas é a arte e a ciência de analisar tendências,
predizer conseqüências, assessorar os líderes das organizações (alta
administração) e implantar programas de ação planejada que
sirvam tanto aos interesses da organização como aos do público
considerado.
Instituto Britânico de Relações
Públicas
Andrade, (1993, p.36).
Entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado,
planificado, coeso, contínuo, da alta administração para estabelecer
e manter compreensão mútua entre uma organização pública ou
privada e seu pessoal, assim como essa organização e todos os
grupos aos quais está ligada, direta ou indiretamente, entendendo-
se por grupos os acionistas, clientes, fornecedores, governo,
indústria, escolas, financiadores, etc.
Conferp
www.conferp.org.br
A atividade e o esforço deliberado, planificado e contínuo para
estabelecer e manter a compreensão mútua, entre uma instituição
pública ou privada e os grupos e pessoas a que esteja direta ou
indiretamente ligada, constituem o objeto geral da profissão liberal
ou assalariada de relações públicas.
Confiarp
Andrade (1996, p.105).
São uma atividade sócio-técnico-administrativa, mediante a qual se
avalia e se pesquisa a opinião e a atitude do público e se
compreende um programa de ação planificado, contínuo e de
comunicação recíproca, baseado no interesse da comunidade e
destinado a manter uma afinidade e compreensão da mesma para
com entidades de qualquer natureza.
Cândido Teobaldo de Souza Andrade
Andrade (1993, p.171).
Relações Públicas são um método dinâmico resultante da aplicação
sistemática de ciências e técnicas em direção a um determinado
efeito, ou seja, a formação do público e, conseqüentemente, da
opinião pública como realidade.
Margarida Maria Kroling Kunsch
Kunsch (2003, p.102).
Na prática, as relações públicas buscam criar e assegurar relações
confiantes ou formas de credibilidade entre as organizações e os
públicos com os quais elas se relacionam. Evidentemente, isso
exige tempo, pesquisas, auditorias, diagnósticos (para avaliar o
grau de relacionamento das organizações com os seus públicos),
planejamento, participação programada, implementação de
resultados.
Roberto Porto Simões
Simões (2001, p.63).
A atividade de relações públicas é a gestão da função
organizacional política a fim de obter a cooperação dos públicos,
para a consecução da missão organizacional.
Waldir Ferreira
Ferreira (2006, p.95).
Para nós, relações públicas são os procedimentos da administração,
sistematicamente estruturados, que se destinam a manter,
promover, orientar e estimular a formação de públicos, “por meio
da informação e da comunicação dirigida”, a fim de tornar possível
26