97
SAVIANI, D. A questão da reforma universitária. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo,
v.7, n.10, p.42.67, jul.-dez. 2004.
SERVILHA, E.A.M.;, MONTEIRO, A.P.S. Estratégias para obter a atenção discente no contexto
universitário: o papel da voz do professor. Distúrb Comun, São Paulo, v.19, n.2, p.225-235, agosto
2007.
SERVILHA, E.A.M.; PEREIRA, P.M.
Condições de trabalho, saúde e voz em professores
universitários
. Rev. Ciênc. Med., Campinas, v.17, n.1, p.21-31, jan./fev. 2008.
SEGRES, M.; FERRAZ, F.C. O conceito de saúde. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v.31, n.5, p.538-
542, 1997.
SELIGMAN, M. E. P., CSIKSZENTMIHALYI, M. Positive Psychology: an introduction. American
Psychologist. v.55, n.1, p.5-14, Jan. 2000.
SELLTIZ, C. et al. Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais. São Paulo: E.P.U., Ed. da
Universidade de São Paulo, 1974.
SEVERINO, A.J. Educação e universidade: conhecimento e construção da cidadania. Interface, v.6,
n.10, p.117-124, fev. 2002.
SEVERINO, A.J. A produção do conhecimento na universidade: ensino, pesquisa e extensão.
Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo, v.7, n.10, p.15-41, jul.-dez. 2004.
SEVERINO, A.J. O ensino superior brasileiro: novas configurações e velhos desafios. Educar,
Curitiba, n.31, p.73-89, 2008.
SIQUEIRA, M. M. M.; GOMIDE JR., S. Vínculos do indivíduo com o trabalho e com a organização. IN:
ZANELLI, J.C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A.V.B. (Orgs.) Psicologia, organizações e
trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. p.300-328.
SIQUEIRA, M.M.M.; PADOVAM, V.A.R. Bases teóricas de bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico
e bem-estar no trabalho. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.24, n.2, p.201-209, 2008.
SIQUEIRA, T.C.A. O trabalho docente nas instituições de ensino superior privado em Brasília.
Sociedade e Estado, Brasília, v. 21, n. 3, p. 803-818, set./dez. 2006.
SILVA, G.J.C. O ensino superior privado: o conflito entre lucro, expansão e qualidade. 2008. 259p.
Tese (Doutorado)-Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília, 2008.
SILVA, G.S.F.; VILLANI, A. Grupos de aprendizagem nas aulas de física: as interações entre
professor e alunos. Ciência & Educação, v. 15, n. 1, p. 21-46, 2009.
SILVA, M.; PADOIN, M.J. Relação entre o desempenho no vestibular e o desempenho durante o
curso de graduação. Ensaio: Avaliação e Políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.16, n.58,
p.77-94, jan.-mar. 2008.
SILVA, T.R.L.G. Representações sociais de discentes sobre universidade: um estudo psicossocial
entre ingressantes do vestibular e da seleção ProUni. 2007. 94 f. Dissertação (Mestrado em
Educação)-Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte,
Natal, 2007.
SILVA FILHO, R.L.L.; MOTEJUNAS, P.R.; HIPÓLITO, O.; LOBO, M.B.C.M. A evasão no ensino
superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, v.37, n.132, p.641-659, set.-dez. 2007.
SOARES, F.L.B. A escolha no ensino superior: fatores de decisão. 2007. 125f. Dissertação
(Mestrado em Economia)-Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande
do Sul, Porto Alegre, 2007.