56
DARIDO, S. C. A Educação Física na escola e o processo de formação dos não praticantes de
atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 61-
80, jan./mar. 2004.
________. Educação Física na Escola: questões e reflexões. Ed. Guanabara Koogan, Rio de
Janeiro, 2003.
DARIDO, S. C; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática
pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara, 2005.
ESTEVE, J.M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão professor. Porto,
Porto Ed., 1995. p. 93-124.
FARIA, D. G. de. O discurso adolescente sobre a aula de Educação Física: uma análise na
perspectiva de gênero. 1998. 154f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Faculdade de
Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1998.
FREIRE, João Batista. Métodos de confinamento (como fazer render mais porcos, galinhas,
crianças...). In: MOREIRA, W. W. (org) Educação Física e esportes: perspectivas para o século
XXI. Campinas: Papirus, p.109-122, 1993.
FREIRE, J. B; SCAGLIA, A. J. Educação como prática corporal: pensamento e ação no
magistério. Ed. Scipione, 2003.
GEBARA, Jamile & MARIN, Conceição A. (2005). Representação do Professor: um olhar
construtivista. Ciências & Cognição; Ano02, Vol.06, nov./2005. Disponível em
http://www.cienciasecognicao.org/
Acesso em 12/03/2007.
GODOI, Christiane K.; BANDEIRA-DE-MELLO, Rodrigo; SILVA, Anielson B. (Org.).
Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São
Paulo: Saraiva, 2006.
GRAÇA A. Contextos da Pedagogia do Desporto. Lisboa: Livros Horizonte, 1999. p-111.
GUEDES, Adriana Pereira; SALDANHA, Alithéa Volmer. Professores e Alunos Aprendendo
Juntos. In: Mundo Jovem, abril/2007, p. 2 e 3. Jornal Mundo Jovem, PUCRS.
KUNZ, E. Transformação didático–pedagógica do esporte. 5ª ed, Ijuí, Editora Unijuí, 2003.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa, Horizonte, 1978.
LOVISOLO, H. Estética, esporte e educação física. Rio de Janeiro, Sprint, 1997.
MATTOS, M. G; NEIRA, M.G. Educação Física na adolescência: construindo o conhecimento
na escola. São Paulo: Phorte Editora, 2000.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
___________. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.