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UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE BELAS ARTES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS
Linha de Pesquisa: Processos Criativos nas Artes Visuais
LUIZ CLÁUDIO FERREIRA CAMPOS
Rememoráveis:
uma poética visual sobre a ausência e o imaginário
Salvador
2009
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LUIZ CLÁUDIO FERREIRA CAMPOS
Rememoráveis:
uma poética visual sobre a ausência e o
imaginário
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal da
Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre
em Artes Visuais.
Área de Linguagens Visuais Contemporâneas, linha de
Processos Criativos nas Artes Visuais.
Orientadora: Profa. Dra. Maria Virgínia Gordilho Martins
(VigaGordilho)
Salvador
2009
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LUIZ CLÁUDIO FERREIRA CAMPOS
Rememoráveis:
uma poética visual sobre a ausência e o
imaginário
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em
Artes Visuais, Escola de Belas Artes, Universidade Federal da
Bahia, como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre
em Artes Visuais.
Salvador,
_______________________________________________
Maria Virgínia Gordilho Martins
Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (USP)
_______________________________________________
Paulo Fernando de Almeida Souza
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São
Paulo (USP/FAU)
_______________________________________________
Sebastião Gomes Pedrosa
Doutor em Artes pela University of Central England,
Birmingham (UK)
Dedico esta pesquisa àqueles que conservam a memória não como
um tormento, mas como reserva do passado e alimento da alma.
Agradecimentos
Agradeço a Deus Pai pelo curso de mestrado e a meus pais pelo eterno carinho e apoio.
A VigaGordilho, minha Orientadora e Anjo da Guarda, pelo zelo, dedicação constante e confiança
em meu trabalho, a quem aprendi a admirar e que, com maestria, me apoiou nos caminhos
desta pesquisa em Artes Visuais. Foi a pessoa certa, na hora certa.
Aos colegas do mestrado, por trocas e compartilhamento, especialmente a Conceição
Fernandes, Cristina Damasceno, Pedro Archanjo e Ledna Barbeitos.
Aos professores da EBA por minha formação artística e a toda a equipe do PPGAV pelo apoio.
A Professora Maria Herminia Olivera Hernández, meu apreço e admiração.
A Professora Graça Ramos pela amizade, apoio e incentivo ao meu crescimento profissional.
A Professora Rosa Gabriella de Castro Gonçalves pela experiência na docência.
À Professora Mariela Brazón Hernández pelas valiosas contribuições durante o seminário e na
fase de qualificação, ao Professor Sebastião Gomes Pedrosa pelas contribuições durante a
qualificação e defesa e ao Professor Paulo Fernando de Almeida Souza por participar da
minha banca de defesa de dissertação.
A FAPESB pela concessão de bolsa, viabilizando o projeto de pesquisa.
A Claudine Toulier e a Matilde Matos, pela amizade e ajuda nos momentos precisos.
A César Romero, grande amigo e conselheiro, pela disponibilidade e desprendimento.
Ao amigo Kelson Lima, pela grande ajuda técnica na execução das peças em resina de poliéster.
A João Batista por me mostrar o encantamento da luz e Roberto Feitoza pelo apoio e esmero na
montagem das exposições.
A José Henrique, meu amigo de todas as horas e fiel companheiro, por ter me incentivado e
apoiado de forma incondicional.
“[...] somos aquilo que recordamos, literalmente. Não
podemos fazer aquilo que não sabemos como fazer, nem
comunicar nada que desconheçamos, isto é, nada que não
esteja na nossa memória” [...] “eu sou quem sou, cada um é
quem é, porque todos lembramo-nos de coisas que nos são
próprias e exclusivas, e não pertencem a mais ninguém. As
nossas memórias fazem com que cada ser humano ou animal
seja um ser único, um indivíduo”.
Ivan Izquierdo
Resumo
A pesquisa sistematiza o processo de confecção de objetos com abordagem diferenciada
sobre relíquia, memória e história, na intenção de transpor limites ao uso de materiais e
técnicas de arte, conceituando em reflexões prático-teóricas lembranças e recordações,
portanto uma poética que traz a “ausência” do imaginário, tecido de memória, distância,
passado e saudade. A importância de se trabalhar com relíquias em linguagens artísticas
reside na visibilidade da aproximação das distâncias entre o passado e o presente, trazendo
ao contemporâneo o significado do passado como alicerce de nossas ações. Tomando como
base o processo de criação na construção da obra de arte discutido por Cecília Salles,
assumo o conceito de criação em rede como, forma de compreender as implicações em
adotar essa perspectiva ao pensar na prática artística. Esses modos de “pensar” e “fazer”
serviram de guia e, até mesmo, contribuíram para que a escolha dos materiais na elaboração
das obras acontecesse a partir do momento que o suporte pudesse dialogar com o conceito.
Imaginei cada obra e as registrei em estudos, desenhos, rascunhos que serviram para
elaborar as peças. As modificações sofridas durante a gênese de uma delas é a evidência de
que esse processo é ativo e repleto de diversas possibilidades. Fatos lembrados e vividos
foram agregados às obras, de forma consciente ou não, transformando as peças marcadas
pela ausência de temporalidade no pensamento e ato criador em registros do passado.
Tomo Santo Agostinho e Henri-Louise Bergson como Filósofos norteadores para
compreender as questões relacionadas ao tempo e a memória. Em momentos específicos
recorro a Merleau-Ponty (aspectos fenomenológicos) e Gaston Bachelard (aspectos
relacionados ao mobiliário). Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistas-
pesquisadores, como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano
Spinosi, Anish Kapoor, Eriel Araújo, Graça Ramos e VigaGordilho. As reflexões e a prática no
atelier apontaram caminhos e possíveis soluções que abraçam o dialogo com o espectador
para conquista de novos conhecimentos. A síntese das pesquisas foi mostrada na exposição
Rememoráveis, com a apresentação de três objetos e seis instalações.
Palavras-Chaves: presença/ausência, transparência, memória, história, relíquia, passado.
Abstract
This research systematizes the object-making process under a differentiated approach to
relics, memory and history, for the purpose of crossing over limits to the use of art materials
and techniques, conceptualizing remembrances and recollections in practical-theoretical
reflections; a poetics creating an “absence” of imagery, a fabric of memory, distance, past,
and longing. The importance of working with relics through artistic languages lies in
revealing the shortening of distance between past and present, providing to
contemporaneity the meaning of past as foundation for our actions. Based on the creative
process for the construction of the work of art, as argued by Cecília Salles, I took on the
concept of network creation as a way of understanding the implications in adopting this
perspective when considering artistic practice. These ways of “thinking” and “doing” served
as a guide and, indeed, provided the means for the selection of materials to occur upon the
moment that the support could dialogue with the concept. I imagined each work and
recorded them in studies, drawings, and drafts that served to prepare the pieces. Alterations
made during the genesis of one of them corroborates how active this process is, filled with
diverse possibilities. Facts remembered and lived were aggregated to the works, consciously
or not, transforming into records of the past the pieces characterized by the absence of
temporality in thought and creative act. I take St. Augustine and Henri-Louise Bergson as
guiding Philosophers in order to understand questions related to time and memory. On
specific moments I resort to Merleau-Ponty (phenomenological aspects) and Gaston
Bachelard (furniture aspects). My approach toward the works of researcher-artists, such as
Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano Spinosi, Anish Kapoor, Eriel
Araújo, Graça Ramos, and Viga Gordilho is one of nearness and distance. Reflections and
atelier practices have pointed toward paths and possible solutions involving dialogue with
the spectator for the attainment of new knowledge. The synthesis of the research was
shown in the exhibition Rememoráveis, with the display of three objects and six
installations.
Keywords: presence/absence, transparency, memory, history, relic, past.
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