Resumo
A pesquisa sistematiza o processo de confecção de objetos com abordagem diferenciada
sobre relíquia, memória e história, na intenção de transpor limites ao uso de materiais e
técnicas de arte, conceituando em reflexões prático-teóricas lembranças e recordações,
portanto uma poética que traz a “ausência” do imaginário, tecido de memória, distância,
passado e saudade. A importância de se trabalhar com relíquias em linguagens artísticas
reside na visibilidade da aproximação das distâncias entre o passado e o presente, trazendo
ao contemporâneo o significado do passado como alicerce de nossas ações. Tomando como
base o processo de criação na construção da obra de arte discutido por Cecília Salles,
assumo o conceito de criação em rede como, forma de compreender as implicações em
adotar essa perspectiva ao pensar na prática artística. Esses modos de “pensar” e “fazer”
serviram de guia e, até mesmo, contribuíram para que a escolha dos materiais na elaboração
das obras acontecesse a partir do momento que o suporte pudesse dialogar com o conceito.
Imaginei cada obra e as registrei em estudos, desenhos, rascunhos que serviram para
elaborar as peças. As modificações sofridas durante a gênese de uma delas é a evidência de
que esse processo é ativo e repleto de diversas possibilidades. Fatos lembrados e vividos
foram agregados às obras, de forma consciente ou não, transformando as peças marcadas
pela ausência de temporalidade no pensamento e ato criador em registros do passado.
Tomo Santo Agostinho e Henri-Louise Bergson como Filósofos norteadores para
compreender as questões relacionadas ao tempo e a memória. Em momentos específicos
recorro a Merleau-Ponty (aspectos fenomenológicos) e Gaston Bachelard (aspectos
relacionados ao mobiliário). Faço aproximações e distanciamentos com obras de artistas-
pesquisadores, como Joseph Cornell, Farnese de Andrade, Sebastião Pedrosa, Graziano
Spinosi, Anish Kapoor, Eriel Araújo, Graça Ramos e VigaGordilho. As reflexões e a prática no
atelier apontaram caminhos e possíveis soluções que abraçam o dialogo com o espectador
para conquista de novos conhecimentos. A síntese das pesquisas foi mostrada na exposição
Rememoráveis, com a apresentação de três objetos e seis instalações.
Palavras-Chaves: presença/ausência, transparência, memória, história, relíquia, passado.