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De qualquer forma, embora o processo de interação possa se beneficiar ou até
ser estimulado pelo uso da Internet, seu uso não garante a socialização dos sujeitos
que a empregam e o isolamento do curso a distância pode interferir negativamente
com o resultado final no aprendizado.
Além da interação e colaboração, novos conceitos fisiopatológicos do raciocínio
levantam outras variáveis importantes para o aprendizado significativo
82-83
.
Pat Wolfe
83
descreveu que o aprendizado é diretamente relacionado à memória,
e seu sucesso depende do desenvolvimento de conexões neurais de longa duração.
Além disso, o desempenho cerebral precisa ser altamente dinâmico e seletivo, visto
que a incorporação indistinta de todas as informações recebidas por este órgão seria
incompatível com a capacidade de processamento das mesmas. Desta forma, mais
do que um órgão designado para guardar informações, o cérebro seria responsável
por triar e escolher o que se deve esquecer.
Neste sentido, o aprendizado é uma resposta altamente personalizada,
dependendo dos conhecimentos prévios, áreas de interesses, memórias, sentimentos,
ou seja, todas as informações retidas e com as quais os novos conhecimentos ou
contextos devem ser analisados e relacionados, no sentido de criar ligações cerebrais e
significados individuais para cada aluno. É só a partir da criação destas conexões é que
as novas informações podem “fazer sentido”. Com isso, conceitos e dados relevantes
são recuperados e aplicados com facilidade, e não simplesmente memorizados
84
.
Analogicamente, o cérebro humano seria como uma esponja, onde as informações
pouco organizadas e que não encontram alguma relação ou conexão com informações
prévias poderiam deixar marcas temporárias, mas, com o tempo, elas simplesmente
evanesceriam, sem deixar uma “memória” significativa. Por outro lado, ao receber um
corpo de informações mais coeso (informações melhor organizadas e com relação a
conteúdos previamente incorporados), o cérebro aumentaria a chance de retenção do
conteúdo e de criar conexões lógicas com conhecimentos já armazenados.
Todas as considerações anteriores confirmam a necessidade de se produzir e
promover materiais didáticos individualizados e flexíveis, tanto na educação presencial
quanto por meio da Internet.