- 54 -
CASTRO, Socorro de Maria. Alterações neurocomportamentais em prematuros: análise
dos principais fatores de risco na unidade neonatal do hospital Materno Infantil de São Luís –
MA. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) – Universidade Federal do
Maranhão, São Luís, 2005.
CORRÊA FILHO, Laurista. Definições e conceitos básicos em neonatologia/perinatologia.
In: CORRÊA FILHO, Laurista; CORRÊA, Maria Elena Girade; FRANÇA, Paulo Sérgio
(Orgs.). Novos olhares sobre a gestação e a criança de 0 a 3 anos: saúde perinatal,
educação e desenvolvimento do bebê. Brasília, DF: L.G.E., 2002. p. 31-47.
DAHL, L. Bredrup et al. Emotional, Behavioral Social, and Academic Outcomes in
adolescents born with very low birth weight. Pediatrics, n. 118, p. 449-459, 2006.
DANTAS, Heloysa. Brincar e trabalhar. In: KISHIMOTO, Tisuko Morchida. O brincar e
suas teorias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. p. 111-122.
DE CARLO, Marysia Mara Rodrigues do Prado. Desenvolvimento humano: entre a
determinação biológica e constituição histórico-cultural. Revista Terapia Ocupacional, São
Paulo, v. 12, n.1, 3, p. 1-7, jan./dez. 2001.
DIAS, Maria da Graça Bompastor Borges; VIKAN, Arne; GRAVAS, Sissel. Tentativa de
crianças em lidar com as emoções de raiva e tristeza. Estudos psicológicos, Natal, v. 5, n.
1, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
294X2000000100004&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 nov. 2007.
DOLTO, Françoise. As etapas decisivas da infância. Tradução: Maria Ermantina Galvão.
São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FERLAND, Francine. O modelo lúdico: o brincar, a criança com deficiência física e a terapia
ocupacional. São Paulo: Roca, 2006.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. Tradução: João Paulo
Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Escolarização e brincadeira na educação infantil. In:
SOUZA, Cíntia Pereira (Org.). História da educação: processos, práticas e saberes. São
Paulo: Escrituras Editora, 1998. p. 123-138.
KNOX, Susan H. Tratamento através do lazer e da brincadeira. In: NEISTADT, Maureen E.;
CREPEAU, Elizabeth Blesedell. Willard & Spackman: Terapia Ocupacional. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. p. 356-363.
LAWN, Joy E.; COUSENS, Simon; ZUPON, Jelka. 4 milhões de mortes neonatais: quando?
Onde? Por que? In: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Sobrevivência neonatal
saúde dos recém-nascidos: chave para a sobrevivência da criança. The Lancet, mar. 2005.
Disponível em:
<http://www.who.int/child_adolescent_health/documents/pdfs/lancet_neonatal_survival_serie
s_pr.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2007.
LEFEBVRE, Francine; MAZURIER, Evelyne; TESSIER, Réjean. Cognitive and educational
outcomes in early adulthood for infants weighing 1000 grams or less at birth. Acta
Paediatrica, n. 94, p. 733-740, 2005.