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assim, é melhor não dar oportunidade ao pecado. Essas oportunidades são o que nomeei durante a
pesquisa de brechas.
A fase da pesquisa de campo dividiu-se em dois momentos, parafraseando a
premissa da Renovação houve o antes e o depois. O antes, quando era apenas uma
observadora do grupo e o depois, quando investi nas entrevistas e fui autorizada a frequentar a
casa dos carismáticos. Essas fases foram essenciais para perceber como é construída a
identidade carismática, pois, mesmo não tendo a menor intenção de conversão, tinha cuidado
quanto à forma de me comportar, qual filme eu poderia assistir no cinema
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. O movimento em
si estabelece um controle consciente das pessoas não assistirem a nada que possa despertar a
libido delas, porém os fiéis seguem ‘inconscientes’ essa proibição.
Durante a pesquisa, aos poucos fui me tornando uma pessoa sempre presente nos
encontro do grupo, fato que facilitou a pesquisa por um lado e por outro trouxe para a minha
vida pessoal o controle comumente realizado entre os carismáticos. Na fase do antes, estava
autorizada informalmente a pesquisar o grupo e a transitar por entre o grupo, porém, na fase
do depois, tive a necessidade de solicitar oficialmente a autorização da líder para a pesquisa
da Comunidade Hesed, pedi para a líder assinar uma carta de cessão
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para a autorização
formal.
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Há lista de filmes (Anexo A) composta por clássicos, com filmes indicados
pelo Vaticano, que é recomendada
aos cristãos para assistirem. É interessante ressaltar que apesar ressaltar que apesar da qualidade dos filmes, as
pessoas do movimento carismático, assistem-nos já predispostas a encontrar neles certa visão de mundo
condizente com a ideologia católica tradicional. Assim, se a pessoa tiver a intenção de encontrar conceitos
cristãos, encontrará exemplos morais que dialogam com os dogmas religiosos. Tive o cuidado de assistir a
alguns filmes da lista para encontrar um motivo dessa indicação, e em todos foram perceptíveis os conceitos
morais, mas é bom salientar que durante discussões sobre os filmes, em conversas informais com pessoas não
ligadas à Igreja, houve a contestação da existência de exemplos moralistas. Portanto, o significado dependerá da
visão de mundo de quem se propõe a vê-los.
Como O Mágico de Oz, no qual Dorothy é uma menina, que aprende devido as suas desventuras a importância da
família; ou então Sacrifício, que é relatado um caso fictício de uma comunidade de mulheres que apenas usam o
esperma dos homens para se tornarem mães, com direito a rituais macabros. Em Carruagens de Fogo há o reforço da
idéia da importância que Deus deve ter na vida das pessoas pelo respeito às tradições. Em Cidadão Kane, o grande foco
é a moral, é mostrado como o dinheiro pode comprar tudo e todos, mas não traz felicidade. Na remixagem da Grande
Ilusão, a personagem principal faz referência à história de Peter Pan, pois ele passa a tirar dos ricos para dar aos pobres.
Em O Evangelho segundo São Mateus, apesar de o senso é que Pasolini tenha sido um anticristão, o foco do filme é
mensagem de Jesus Cristo, pois ele é o único que fala em todo filme, além dessa filmagem ter sido dedicada à memória
do Papa João XXIII
Outros dois filmes que merecem um destaque, ao menos do ponto de vista desta autora, são Ben Hur e Gandhi.
Creio que ao assisti-los foi possível estabelecer um paralelo maior entre os filmes e os conceitos da Igreja Católica. O
primeiro filme trata de um cristão, que vive numa época paralela a vinda de Jesus à terra. Essa personagem é traída por
seu melhor amigo, passa por tentações para fugir do destino que a vida teimava em impor-lhe, um destino de morte, mas
mesmo assim ele permanece fiel à fé de Deus, aceitou seu destino como Cristo, e teve sua grande recompensa ao final
da jornada. Gandhi, uma pessoa real que teve como meta na vida a pacificação do mundo, não importando a religião.
Este filme indicado pelo Vaticano, apesar dos atos nobres da personagem, é contraditório, pois os membros da Igreja
Católica insistem em proclamar que ela é a única e verdadeira, enquanto Gandhi pregava a união acima de qualquer
crença religiosa.
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Apêndice A.