o Abordagem por Multitons ou Pentacórdios (USZLER; GORDON; SMITH, 2000, p.6)
VANTAGENS DESVANTAGENS
• O pentacórdio na partitura e no teclado é uma
idéia simples repetida em diferentes contextos.
• As linhas melódicas são lidas direcionalmente e
por comparação com diferentes agrupamentos.
• Causa satisfação tocar acordes desde o início e
propicia base para o a compreensão harmônica.
• Tocar em diferentes lugares e escalas propicia
liberdade técnica do braço e do ombro.
• O piano deveria ser um instrumento no qual
explorar e criar são tão importantes quanto tocar
peças; instigar a exploração e criatividade
desenvolve a audição e a auto-capacidade.
• Muito da literatura pianística é homofônica,
organizando-se em melodia em uma mão e
acompanhamento acordal em outra. Aprender a ler
e tocar desta forma, desde o início, prepara o aluno
tanto para peças do repertório erudito quanto
popular.
• Fazer uso somente de pentacórdios dificulta a
aprendizagem de passagem de dedos.
• Estudantes lêem por meio do dedilhado.
• As mãos dos estudantes não estão
tecnicamente prontas para tocar acordes desde o
início da aprendizagem.
• Tocar somente pentacórdios também causa
dificuldade, embora os braços possam estar livres
do corpo, uma vez que o uso do polegar nas teclas
pretas não é pianístico.
• O interesse por improvisar pode sobrepujar a
atenção necessária para a escrita do compositor.
• A melodia acompanhada por acordes em
blocos ou quebrados é o único tipo de música
tocada nos primeiros estágios.
o Abordagem Intervalar ou Espacial (USZLER; GORDON; SMITH, 2000, p.6-7)
VANTAGENS DESVANTAGENS
• A notação direcional fora da pauta permite ao
aluno ler por todo o teclado, desde o início.
• O precoce reconhecimento intervalar na pauta
com menos de cinco linhas desenvolve a leitura
direcional, mesmo antes de o aluno memorizar
algumas notas fixas.
• Uma vez que a leitura não é baseada no
reconhecimento de modelos, os alunos buscam na
partitura a informação de onde tocar e quais dedos
usar.
• A leitura fora da pauta ou na pauta limitada das
notas das teclas pretas faz uso dos dedos 2, 3 e 4.
Tocar com esses dedos é mais espontâneo do que
com 1 e 5.
• Desde o começo, a música é tocada em muitas
teclas e regiões sem o uso de modelos de cinco
dedos ou armaduras de claves. Há uma variedade
de sons e efeitos.
• A leitura harmônica, também, é intervalar. A
leitura de intervalos harmônicos de duas notas
prepara para a leitura das tríades.
• Os estudantes nunca obtêm um seguro senso
de localização; muita liberdade causa confusão.
• Chegar à leitura no sistema pianístico é um
processo demorado. Os estudantes podem se
apropriar do conhecimento de leitura de notas
sem ter que passar por este processo lento.
• Os alunos talentosos saem-se bem ao buscar
informações na partitura, mas, na média, sentem-
se mais confortáveis aprendendo poucos pontos
fixos inicialmente.
• A demora em usar os dedos 1 e 5 não se faz
necessária. A posição correta das mãos deve ser
desenvolvida com a mão inteira desde o início.
• Poucos temas folclóricos ou populares estão
aptos a ser incluídos no início dos métodos que
advogam a leitura intervalar. Os alunos e pais
ficam desejosos de ouvir temas conhecidos.
• A leitura harmônica é freqüentemente
atrasada. Tocar músicas somente com linhas por
um longo período de tempo causa insatisfação.