65
Quadro 4: O caso da bolinha de papel e o mito do professor sem prediletos
Professor
Direcionamento proposto /
Comentários
Categorias identificadas
Adesão
ao Mito
1. Adriana
(c) Pedir, em particular, para o aluno
parar com as brincadeiras;
(b) Não resolvendo, repreender na
frente dos colegas.
(c) Solicitar ao aluno que mude de
comportamento.
(b) Punir e/ou expor o aluno.
Sim
2. Beatriz
(a.1) Todos precisam receber a
mesma atenção;
(a.2) Fazer trabalho com os pais para
melhorar o relacionamento do aluno.
(a.1) Inferir que professora não dá
igual atenção a todos.
(a.2) Inferir que o aluno é
desrespeitoso ou tem problemas de
relacionamento.
Sim
3. Carlos
(d) Crítica à postura da professora;
(c) Pedir, em particular, para o aluno
parar com as brincadeiras;
(b) Não resolvendo, acionar a
coordenação.
(d) Criticar a postura da professora
e/ou sugerir que esconda a
predileção;
(c) Solicitar ao aluno que mude de
comportamento.
(b) Punir e/ou expor o aluno
Sim
4. Diogo
(d) Predileção não pode ser
demonstrada;
(a.1) Todos precisam ser tratados
igualmente.
(d) Criticar a postura da professora
e/ou sugerir que esconda a
predileção
(a.1) Inferir que professora não dá
igual atenção a todos.
Não
5. Eliane
(c) Pedir, em particular, para o aluno
parar com as brincadeiras.
(c) Solicitar ao aluno que mude de
comportamento.
Sim
6. Flávia
(b) Falar que a sala de aula não é
circo e o aluno não é palhaço e pedir
para que os colegas parem de dar
atenção.
(b) Punir e/ou expor o aluno
Sim
7. Gilberto
(a.1) Todos precisam receber a
mesma atenção e ser tratados com a
mesma educação;
(d) Não deve existir excesso de
simpatia do professor.
(a.1) Inferir que professora não dá
igual atenção a todos.
(d) Criticar a postura da professora
e/ou sugerir que esconda a
predileção
Sim
8. Helena
(a.3) O professor precisa evitar
exageros para não perder o respeito;
(c) Conversar com o aluno.
(a.3) Inferir que a professora perdeu
o respeito e o controle da turma.
(c) Solicitar ao aluno que mude de
comportamento.
Sim
9. Irene
(a.3) Não permitir que o aluno domine
a classe e assuma o tempo dedicado
à aula.
(a.3) Inferir que a professora perdeu
o respeito e o controle da turma. Sim
10. Joana
(a.2) e (c) Chamar a atenção e pedir
que o aluno adote atitudes
respeitosas;
(d) Não devem existir preferências na
sala de aula.
(c) Solicitar ao aluno que mude de
comportamento.
(a.2) Inferir que o aluno é
desrespeitoso ou tem problemas de
relacionamento.
(d) Criticar a postura da professora
e/ou sugerir que esconda a
predileção
Sim
11. Karen
(d) O professor não deve deixar
transparecer sua simpatia pelo aluno.
(d) Criticar a postura da professora
e/ou sugerir que esconda predileção.
Não