26
Os modelos de dados referem-se aos tipos de dados que podem ser
armazenados, ou seja: temático, numérico, imagem, objeto, rede, cadastral e não-
espacial (tabelas). A categoria refere-se ao dado proveniente de uma
determinada fonte (imagem satélite) e deve sempre pertencer a um modelo de
dado. A classe é uma especialização da categoria como, por exemplo, vegetação,
solos, ocupação, zoneamento, declividade, erosão, altimetria etc. O projeto é a
declaração física da localização da área para a qual serão armazenadas as
informações utilizando, para isto, um sistema de coordenadas e projeção
geográfica. Os projetos são sempre armazenados em subdiretórios com seus
arquivos de dados, tais como, pontos, linhas, imagens orbitais e aéreas, imagens
temáticas, textos, grades e objetos que compõem o plano de informação (PIs).
Um sistema de geoprocessamento, o Spring, não é simplesmente um
sistema computacional projetado para fazer mapas, embora ele possa criar
diferentes escalas, em diferentes projeções. Ele é, principalmente, uma
ferramenta de análise que auxilia na tomada de decisões (INPE, 2006). De
acordo com Medeiros e Pires (1998), a maneira com que os dados são
armazenados em um banco de dados facilita a organização, consulta e
atualização das informações.
5.3.5 Manipulação das informações para a tomada de decisão
Com os dados obtidos em campo por meio das pesquisas e
levantamentos realizados no Plano de Manejo sobre a vegetação, solos,
ocupação, altimetria, erosão, declividade e hidrografia, foi possível inserir essas
informações no programa Spring para o cruzamento dos dados.
5.3.5.1 Incorporação e cruzamento dos dados no programa Spring
Com objetivo de estabelecer o banco de dados do Spring, as
informações, obtidas em campo por meio das pesquisas e levantamentos no
Plano de Manejo, foram criados os seguintes Planos de Informação (PIs)
dentro do modelo temático: declividade, vegetação, solos, ocupação,
hidrografia e erosão. Nos PIs, foram criadas classes temáticas necessárias
para gerar diferentes representações cartográficas (Figura 5).