131
__________ “ Alfabetização e cultura escrita” , Entrevista concedida à Dense
Pellegrini In Nova Escola – A revista do Profesor. São Paulo, Abril, maio/ 2003,
pp. 27- 30.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez,2001.
GERALDI, W. Portos de Passagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
____________ Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação.
Campinas, Mercado das Letras/ ABL, 1996.
GOFFMAN, Erving (1974). Frame análisis. NY, Harper & Row.
GOFFMAN, Irving (1985). A representação do eu na vida cotidiana. (Trad. Maria
Cecilia S. Raposo). Petrópolis, Vozes.
_________. (1967). Interactional Ritual seáis on FACE to FACE behavior. New
York.
IBGE, Censo Demográfico, Mapa do analfabetismo no Brasil, Brasilia, MEC/
INEP,2003.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura.
KLEIMAN, Ângela. Texto e leitor. Campinas: Pontes,2002.
Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes,2002.
Os significados do Letramento. Campinas: Mercado de Letras,2003.
KOCH, Ingedore. A coesão textual. São Paulo: Contexto,2002.
Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez,2002.
A inter-ação pela linguagem. 6ª ed. São Paulo: Contexto. 1992.
––––––. Coerência e manutenção temática no hipertexto. Abralin. 2000.
Digressão e relevância conversacional. In: Cadernos de Estudos
Lingüísticos. Campinas. Nº 37. 1999.
––––––. (org.) Investigando a relação oral/escrito. Campinas: Mercado de
Letras.
2001.
Organização tópica da conversação. In: ILARI, R. (org.) Gramática do
português falado. Campinas: UNICAMP. 1992. v.2.
––––––. Aspectos do processamento do fluxo da informação no discurso
oral dialogado. In: CASTILHO, Ataliba (org.). Gramática do português falado.
Campinas. UNICAMP. 1991. v.1.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos,
Pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos/
Eva
Maria Lakatos, Mariana de Andrade Marconi.- 4. Ed. – São Paulo: Atlas,1992.