Resumo
Antunes, Flávia Souza; Pinto, Sandra Regina da Rocha. Desenvolvimento
de Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico. Rio de
Janeiro, 2009. 121p. Dissertação de Mestrado – Departamento de
Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A presente dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento de
Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico, tem como objetivo
principal verificar se o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas
técnicas estaduais está alinhado com as demandas do mercado de trabalho,
conforme as Diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, considerando-se
as perspectivas das escolas técnicas estaduais (agentes formadores) e do mercado
de trabalho (agentes empregadores). Além disso, esse trabalho visa a contribuir
com o Programa Prioridade-Rio – Apoio ao estudo de temas prioritários para o
Governo do Estado do Rio de Janeiro com fomento da Fundação Carlos Chagas
Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ,
intencionando auxiliar numa formação mais sintonizada com as exigências do
mercado. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se para este estudo o método de
pesquisa qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisas de campo,
bibliográfica, telematizada e documental. A principal fonte de coleta de dados foi
o conteúdo das entrevistas transcritas, com as respectivas percepções e
entendimentos dos entrevistados acerca do desenvolvimento de competências dos
alunos das Instituições de Ensino Técnico. Ao todo foram entrevistadas vinte e
sete pessoas, sendo cinco da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), três
das duas empresas que representaram o mercado de trabalho e vinte das escolas
técnicas estaduais localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de
Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, a Escola Técnica Ferreira
Viana, no Rio de Janeiro e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova
Iguaçu. Na análise das entrevistas e discussão dos resultados, o conteúdo as
entrevistas foi subdivido em cinco categorias, a saber: Relação das Escolas
Técnicas Estaduais com o Mercado empregador, Concepção de Competências
dos Técnicos, Formação Técnica, Configuração do Papel do Ensino Técnico,
Construção da Matriz Curricular por Competência, a partir das quais foram
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