Download PDF
ads:
Flávia Souza Antunes
Desenvolvimento de Competências em Instituições de
Ensino de Nível Técnico
Dissertação de Mestrado
Dissertação apresentada ao Programa de Pós-
graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio
como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre
em Administração.
Orientadora: Profª. Sandra Regina da Rocha Pinto
Rio de Janeiro
Maio de 2009
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
ads:
Livros Grátis
http://www.livrosgratis.com.br
Milhares de livros grátis para download.
Flávia Souza Antunes
Desenvolvimento de Competências em Instituições de
Ensino de Nível Técnico
Dissertação apresentada como requisito parcial para
obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-
graduação em Administração de Empresas da PUC-Rio.
Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo assinada.
Profª. Sandra Regina da Rocha Pinto
Orientadora
Departamento de Administração – PUC-Rio
Profª. Ana Heloisa da Costa Lemos
Departamento de Administração - PUC-Rio
Profª. Ursula Wetzel
COPPEAD/UFRJ
Prof. Nizar Messari
Vice-Decano de Pós-Graduação do CCS
Rio de Janeiro, 18 de maio de 2009
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
ads:
Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução
total ou parcial do trabalho sem autorização da
universidade, da autora e da orientadora.
Flávia Souza Antunes
Graduou-se em Administração de Empresas na
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em
2005. Cursou extensão em Marketing na
Coppead/UFRJ (Universidade Federal do Rio de
Janeiro) em 2005. Foi Administradora na Fundação
Getulio Vargas de 2004 a 2006 e desde 2007 atua no
Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG),
instituição voltada para a melhoria da gestão
empresarial.
Ficha Catalográfica
CDD: 658
Antunes, Flávia Souza
Desenvolvimento de competências em
instituições de ensino de nível técnico / Flávia
Souza Antunes ; orientadora: Sandra Regina da
Rocha Pinto. – 2009.
121 f. : il. (col.) ; 30 cm
Dissertação (Mestrado em
Administração)–Pontifícia Universidade Católica do
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
Inclui bibliografia
1. Administração Teses. 2.
Competências técnicas. 3. Escolas técnicas. 4.
Mercado de trabalho. I. Pinto, Sandra Regina da
Rocha. II. Pontifícia Universidade Católica do Rio
de Janeiro. Departamento de Administração. III.
Título.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Para meus pais, Adelaide Maria de Souza Antunes e
Octávio Augusto Ceva Antunes pelo apoio,
estrutura e incentivo.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Agradecimentos
Aos meus pais, Adelaide Maria de Souza Antunes e Octávio Augusto Ceva
Antunes, pelo estímulo, pelo amor, pelo diálogo, pelo custeio das despesas
financeiras do curso e pelos incentivos diários à realização do curso e
consolidação da presente Dissertação.
À professora, orientadora Sandra Regina, sempre presente em cada etapa desse
trabalho, pelos ensinamentos, apoio, paciência e dedicação.
À FAPERJ, por meio do Programa Prioridade-Rio, pelo fomento e pelo estímulo à
pesquisa, em especial, para a melhoria de temas prioritários para o Estado do Rio
de Janeiro, como a educação.
Aos meus irmãos Marcela, Maria, Mateus e à minha amiga Patrícia Ceva Antunes
pelo carinho e apoio nesses dois anos e meio de Mestrado.
Ao meu namorado Marcelo Atherino pelo incentivo e compreensão necessários à
rotina de aulas, estudos e para a realização do presente trabalho.
À minha grande família e amigos, indistintamente, pelo carinho.
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Resumo
Antunes, Flávia Souza; Pinto, Sandra Regina da Rocha. Desenvolvimento
de Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico. Rio de
Janeiro, 2009. 121p. Dissertação de Mestrado – Departamento de
Administração, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
A presente dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento de
Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico, tem como objetivo
principal verificar se o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas
técnicas estaduais está alinhado com as demandas do mercado de trabalho,
conforme as Diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, considerando-se
as perspectivas das escolas técnicas estaduais (agentes formadores) e do mercado
de trabalho (agentes empregadores). Além disso, esse trabalho visa a contribuir
com o Programa Prioridade-Rio – Apoio ao estudo de temas prioritários para o
Governo do Estado do Rio de Janeiro com fomento da Fundação Carlos Chagas
Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ,
intencionando auxiliar numa formação mais sintonizada com as exigências do
mercado. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se para este estudo o método de
pesquisa qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisas de campo,
bibliográfica, telematizada e documental. A principal fonte de coleta de dados foi
o conteúdo das entrevistas transcritas, com as respectivas percepções e
entendimentos dos entrevistados acerca do desenvolvimento de competências dos
alunos das Instituições de Ensino Técnico. Ao todo foram entrevistadas vinte e
sete pessoas, sendo cinco da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), três
das duas empresas que representaram o mercado de trabalho e vinte das escolas
técnicas estaduais localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de
Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, a Escola Técnica Ferreira
Viana, no Rio de Janeiro e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova
Iguaçu. Na análise das entrevistas e discussão dos resultados, o conteúdo as
entrevistas foi subdivido em cinco categorias, a saber: Relação das Escolas
Técnicas Estaduais com o Mercado empregador, Concepção de Competências
dos Técnicos, Formação Técnica, Configuração do Papel do Ensino Técnico,
Construção da Matriz Curricular por Competência, a partir das quais foram
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
identificados os fatores facilitadores e as barreiras que devem ser transpostas para
o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas de modo a
atender as demandas do mercado de trabalho.
Palavras-chave
Competências técnicas; escolas técnicas; mercado de trabalho
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Abstract
Antunes, Flávia Souza; Pinto, Sandra Regina da Rocha (Advisor).
Development of Competencies at Technical High Schools. Rio de
Janeiro, 2009. 121p. MSc. Dissertation – Departamento de Administração,
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
The main aim of this masters dissertation, entitled Development of
Competencies at Technical High Schools, is to identify whether the
competencies of students from state-run technical high schools meet the demands
of the labor market, as set forth in the guidelines published by the Brazilian
Ministry of Education, taking into consideration the perspectives of the state-run
public schools (education agents) and the labor market (employment agents). The
study also seeks to contribute to the Prioridade Rio [“Priority Rio”] program,
which promotes the study of priority areas for the Rio de Janeiro state
government, with the support of Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do
Rio de Janeiro [Rio de Janeiro State Research Funding Agency] (FAPERJ), so as
to better align the education provided with market needs. The methodology
adopted for this study involved qualitative research of an exploratory nature. This
included research of the literature and other documents, telematic research and
field study. The most important source of data was the transcriptions of
interviews, in which the interviewees expressed their viewpoints and perceptions
about the development of competencies by students at technical high schools. A
total of 27 people were interviewed, of whom five were from Fundação de Apoio
à Escola Técnica [Technical School Support Foundation] (FAETEC), three came
from the two companies representing the labor market, and twenty were from
state-run technical high schools from different cities in Rio de Janeiro state:
Escola Técnica Henrique Lage (Niterói), Escola Técnica Ferreira Viana (Rio de
Janeiro) and Escola Técnica João Luiz do Nascimento (Nova Iguaçu). In the
analysis of the interviews and discussion of the results, the interview contents
were divided into five categories: The relationship between Technical high school
and labor market, Conception of Technical Competencies, Technical Training, the
Role of Technical Education, and Construction of a Competency-Based
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Curriculum. As a result, several helpful and hindering factors were identified,
based on which the development of the competencies of students from technical
high schools can be aligned to meet the demands of the labor market.
Keywords
Technical competencies; technical high schools; labor market
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Sumário
1. Introdução 13
1.1. O Problema 15
1.2. Objetivo Geral 17
1.2.1. Objetivo da Pesquisa 18
1.3. Delimitação do Estudo 18
1.4. Relevância do Estudo 19
2. Referencial Teórico 21
2.1. A Educação Profissional no Brasil 21
2.2. Os Fundamentos para as Mudanças no Mercado de
Trabalho
27
2.3. O Desenvolvimento de Competências 32
2.3.1. Histórico do Conceito de Competências 33
2.3.2. A Pedagogia das Competências na Educação Profissional 39
3. Metodologia de Pesquisa 46
3.1. Caracterização da Pesquisa 46
3.2. Seleção dos Sujeitos 49
3.3. Coleta de Dados 53
3.4. Tratamento dos Dados 58
3.5. Limitações Metodológicas 59
4. Análise e Discussão dos Resultados 61
4.1. Relação das Escolas Técnicas Estaduais com o Mercado de
Trabalho
63
4.2. Concepção de Competências dos Técnicos 76
4.3. Configuração do Papel do Ensino Técnico 82
4.4. Formação Técnica 92
4.4.1. O Papel do Professor na Formação Técnica 93
4.4.2. O Papel do Aluno na Formação Técnica 97
4.5. Construção da Matriz Curricular por Competência 100
5. Considerações Finais 107
5.1 Conclusões 107
5.2. Sugestões para Trabalhos Futuros 113
6. Referências Bibliográficas 114
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Lista de figuras
Figura 1 – Configuração do Campo Organizacional de uma Escola
Técnica Estadual
65
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Lista de quadros
Quadro 1 – Competências para um Profissional 34
Quadro 2 – Sujeitos de Pesquisa 52
Quadro 3 – Legenda para Identificação das Instituições 61
Quadro 4 – Categorias Emergentes na Pesquisa de Campo 62
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0712890/CA
Livros Grátis
( http://www.livrosgratis.com.br )
Milhares de Livros para Download:
Baixar livros de Administração
Baixar livros de Agronomia
Baixar livros de Arquitetura
Baixar livros de Artes
Baixar livros de Astronomia
Baixar livros de Biologia Geral
Baixar livros de Ciência da Computação
Baixar livros de Ciência da Informação
Baixar livros de Ciência Política
Baixar livros de Ciências da Saúde
Baixar livros de Comunicação
Baixar livros do Conselho Nacional de Educação - CNE
Baixar livros de Defesa civil
Baixar livros de Direito
Baixar livros de Direitos humanos
Baixar livros de Economia
Baixar livros de Economia Doméstica
Baixar livros de Educação
Baixar livros de Educação - Trânsito
Baixar livros de Educação Física
Baixar livros de Engenharia Aeroespacial
Baixar livros de Farmácia
Baixar livros de Filosofia
Baixar livros de Física
Baixar livros de Geociências
Baixar livros de Geografia
Baixar livros de História
Baixar livros de Línguas
Baixar livros de Literatura
Baixar livros de Literatura de Cordel
Baixar livros de Literatura Infantil
Baixar livros de Matemática
Baixar livros de Medicina
Baixar livros de Medicina Veterinária
Baixar livros de Meio Ambiente
Baixar livros de Meteorologia
Baixar Monografias e TCC
Baixar livros Multidisciplinar
Baixar livros de Música
Baixar livros de Psicologia
Baixar livros de Química
Baixar livros de Saúde Coletiva
Baixar livros de Serviço Social
Baixar livros de Sociologia
Baixar livros de Teologia
Baixar livros de Trabalho
Baixar livros de Turismo