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BASTOS, V.R. UFPB - PPGCR 2009
Nesse ponto da investigação torna-se indispensável, para compreensão introdutória da
investigação epistemológica, que ora buscamos, apresentar a história, concisamente, do ano
de 1927, onde firma-se, o momento de conflagração no âmbito do pensamento científico, pois
É o ano em que Heisenberg expõe seu ‘princípio da incerteza
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’, em que o cônego
Lemaître anuncia sua teoria sobre a expansão do Universo, em que Einstein propõe
sua teoria unificada dos campos
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... E o ano do Congresso de Copenhague, que marca
a formalização da teoria quântica. Não é significante que essas revoluções
epistemológicas tenham sido provocadas por homens de ciência? (GUITTON, 1992,
p.138-139).
“Os homens de ciência” foram os construtores dos postulados do materialismo onde
tudo estaria fora do ser, dentro das leis mecânicas, de forma local, e a espiritualidade,
religiosa ou não, como foi “posto” por David Hume, segundo Cruz (2004, p.25), “era algo
perfeitamente superável por um espírito humano ilustrado e objetivo.”
Todavia, com o perpassar do tempo, as promessas messiânicas do materialismo
realístico não supriram as inquietações humanas, que persistem sem respostas e, por uma
gama complexa de fatores, o fenômeno religioso emerge dos porões aos quais foi relegado,
embora com ação ininterrupta nas manifestações socioculturais de forma hodierna, patentes
nos fatos históricos.
Assim, diante do intrigante fenômeno encontrado no sertão da Paraíba – Cajazeiras,
Brasil – buscamos investigar o itinerário terapêutico espiritual a distância, realizado através
do uso da técnica Apométrica, desenvolvido no “Grupo Espírita Cirineus do Caminho” com
sua bibliografia e suas “leis”.
A pesquisa está focada na ação dos membros das equipes de tratamento, cuja função é
relacionar-se com o numinoso
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, entrando nas zonas cósmicas, o que, paralelamente, pode ser
denominado como o zênite do êxtase ou Estados Alterados de Consciência, onde ocorreria a
influência a distância e as experiências fora do corpo.
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“Segundo esse princípio, não podemos simultaneamente determinar, com certeza, a posição e a velocidade (ou
momentum (massa multiplicada por velocidade) de um elétron; o menor esforço para medir exatamente um deles
torna vago nosso conhecimento do outro. As condições iniciais para o casulo da trajetória de uma partícula,
portanto, jamais podem ser determinadas com precisão, e é insustentável o conceito de trajetória de uma
partícula” (GOSWAMI, 2007, p.57-58).
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“As teorias de campo transcenderam a distinção clássica entre as partículas materiais e o vácuo. De acordo com
a teoria da gravidade e a teoria quântica de campo, ambas de Einstein, as partículas não podem ser separadas do
contínuo, presente em todo o espaço. A teoria de campo sugere que as partículas podem surgir do vácuo,
espontaneamente, e novamente desaparecer nele. A descoberta da qualidade dinâmica do ‘vacuum’ é uma das
mais importantes da física moderna. Num estado de vazio e inexistência o ‘vacuum’ ainda contém a
potencialidade para todas as formas do mundo das partículas” (SOARES, 2003, p.28).
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A divindade manifesta pela inspiração de seus atributos, através ou não dos sujeitos em êxtase, motivados por
um estado religioso.