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científico elaborado, não será de nenhuma forma justaposto ao conhecimento que o aluno
trouxe de sua vivência social com o meio, este será construído a partir do existente.Segundo
Vasconcellos:
Devemos atentar para o fato de que a aprendizagem não ocorre no vazio,no abstrato
,num mundo á parte, mas, pelo contrário,num determinado contexto numa
determinada realidade,quer se contemple a própria sala de aula , a escola, bem como
a comunidade próxima, ou ainda a sociedade como um todo.Aparentemente ,o que
importa na sala é o professor e os alunos. Todavia há uma relação da educação
escola com o sistema sócio-político-econômico-
cultural.(VASCONCELLOS,2003,p108).
Neste passo metodológico, em que os conhecimentos científicos são trabalhados, o
professor planeja no sentido de promover a mobilização dos alunos.A pesquisa, as atividades,
devem gerar motivação ao aprender, nunca uma atividade que tenha objetivo e fim em si
mesma, mas atividades e procedimentos que permitam o crescimento do aluno, o
questionamento das repostas , sempre levando em conta que esse processo acontecerá
gradativamente, numa caminhada que levará em conta o individual de cada aluno, sua
maturidade intelectual, suas vivências cotidianas e também propiciará o trabalho coletivo na
troca de experiências com o grupo. Cabe ao professor possibilitar a aprendizagem dos
conteúdos de forma global. Segundo Gasparin:
Na sala de aula , a ação do professor tem como objetivo criar as condições para a
atividade de análise e das demais operações mentais do aluno, necessárias para a
realização do processo de aprendizagem.Depois, ambos seguem juntos numa ação
interativa na qual o professor,como mediador,apresenta o conteúdo científico ao
educando,enquanto este vai,aos poucos, tornando seu o novo objeto de
conhecimento.(GASPARIN, 2003,p 107).
Ao se caracterizar como mediador no processo pedagógico, Gasparin (2003,p113)
afirma que “o professor torna-se provocador, contraditor, facilitador,orientador. Torna-se
também unificador do conhecimento cotidiano e científico de seus alunos.” Encontramos em
Libâneo a afirmação de que:
O professor precisa,portanto,de uma teoria que explicite a direção pretendia para a
tarefa educativa de humanização do homem,extraída de uma concepção de educação
enquanto prática social transformadora.(LIBÂNEO,2005,p78).
O quarto passo da teoria de Saviani é a catarse, síntese do conteúdo aprendido pelo
aluno, momento crítico no processo.Segundo Gramsci (1978,p 53), “elaboração superior da
estrutura em superestrutura na consciência dos homens”.