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obras
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representativas da literatura universal,
uma tradição literária que
continuaininterruptaháoitoséculos
(p.8).Asconferências–leveza,rapidez,
visibilidade,exatidão, multiplicidade e consistência – seriamrealizadas em
1985, na Universidade de Havard, mas o escritor faleceu antes, deixando
prontascinco,dasseisliçõesprogramadas.Essasliçõesrepresentampara
Calvinosuaconfiançanaliteratura,comseusmeiosespecíficos,emdizero
mundodeformamaiscomplexa.
A voz da literatura é irisada. São tantas nuanças, tantas aquarelas,
imagensesculpidascomesemcanetas,lápis,dedos,sons,nopapelouna
tela. Daliteraturaoral à escrita, tantas formas. Onosso elogio da forma é
plural,mascriterioso,temumnexo,vaiagregandoà família literáriaquem
temavisãoperiféricaapurada.Osolhosvencemalimitaçãofísicadoglobo
ocular, giram em vários ângulos, mas mantêmse no eixo. Literatura de
resistência“comoformaimanentedaescrita”(Bosi,2002,p.129),“um‘não’
lançadoàideologiadominante.”
Oprojetoliteráriodosescritoresaquipesquisados,OsmanLinsePaul
Valéry, é coerente no conjunto de suas obras, com esses valores e
propostasdePerroneMoiséseCalvino.Arecusaaofácilpormeiodoelogio
daformaestápresentenospoemas,ensaiose
Cahiers
deValéry,enocaso
de Lins, nas narrativas, ensaios e entrevistas. Vamos assim, em espirais
concisasadentrandonaleituracomparadadessaspoéticas.
1.1.Ospólosdooroboro:
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Obras,detodosostempos,deautorescarosaoescritoritaliano,comoHomero,Leopardi,Dante,
Ariosto,GuidoCavalcanti,Diderot,Flaubert,Gadda,Goethe,Joyce,Kafka,Leonar dodaVinci,
Sterne,Mallarmé,PaulValéry,Queneau,dentreoutros.