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Segundo Silvia e Betti (2005), conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais
da Educação Física (PCNS), a Educação Física trata a expressão corporal somente
vinculada às danças, ou seja, o samba, o xaxado, o bumba-meu-boi ou boi-de-
mamão, o frevo, danças européias e americanas e as brincadeiras cantadas,
entendendo que essas manifestações artísticas de expressão corporal existam
unicamente em tal âmbito.
A expressão corporal é uma linguagem com identidade e com conteúdos
próprios, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais que documentam a Educação
Física não abordam as atividades circenses como prática pedagógica do movimento
humano.
Nesse sentido, de acordo com Freire, J.B. (2006, p.130):
Na escola tradicional não se pode ser feliz. Nela, a felicidade está por vir,
não está aqui. Não faz sentido organizar aulas pretendendo que os alunos
sejam felizes, pois elas são apenas preparação para a felicidade que está
no futuro [...]. A escola deveria ser uma das instâncias de vida, um lugar,
não para preparar para a vida, mas para ensinar a viver vivendo.
Portanto, pode-se dizer que a escola tem como objetivo retirar a alegria,
impondo o obrigatório. Os alunos têm de sentar num espaço limitado para se
expressar em que o controle do corpo é feito com regras e normas. A alegria, porém,
deve estar presente na beleza e na ludicidade, baseados numa espontaneidade
seguida pelo íntimo e indivisível ser, a criança.
Apesar de todas as mudanças, a escola atual ainda continua anestesiada
diante das propostas inovadoras. De acordo com Bortoleto e Machado, (2003, p.
58):
A pertinência das atividades circenses e a sua localização nos diferentes
conteúdos da Educação Física, parece que esse tipo de prática continua
sendo abandonada e esquecida, ou seja, o circo e os demais conteúdos
expressivos (dança, teatro gestual, etc.) ocupam pouco espaço nas aulas
de Educação Física, estando restrito às atividades extra-escolares.
O processo de aprendizagem das atividades circenses na escola, nas aulas
de Educação Física, acontece progressivamente. A inserção das atividades
circenses explora e estimula possibilidades educativas de movimento, que precisam
ser reconhecidas pela disciplina Educação Física no contexto escolar.