para fazer o exame // embora a gente saiba que é um...é teste científicos / né? são textos
científicos / mas...a gente preferia isso por uma questão também de...de ética, né? e de
alguém que...é...digamos...eu...eu...embora a gente fizesse / né? eu achava que a gente
não deveria...a gente não tinha...é...não é a capacidade mas...assim...capacidade legal /
né? de fazer uma coisa dessas // a gente não ( ) foi formado para isso... // e...e...e assim /
quando começou / a gente sentiu realmente uma...uma diferença boa porque os alunos /
entre aspas / assim...respeitam mais esse tipo de...de procedimento / porque eles se
sentem avaliados efetivamente por um grupo especializado em...em línguas //
então...o...por que que a gente...então...aí / antes era o...tinha uma segunda língua // aí /
depois a gente decidiu que a gente não queria uma segunda língua // tanto o mestrado
quanto o doutorado teriam que ter proficiência em língua inglesa.. considerando...é...que
o...o aluno vai desenvolver o projeto dele / e para desenvolver o projeto dele uma das
coisas que a gente acha / né? as várias etapas é fazer o projeto / e para fazer o projeto /
ele precisa conhecer o que existe / né? a resposta daquele projeto que ele quer
desenvolver // então a gente acredita...hoje em dia a língua inglesa é a língua oficial de
comunicação científica / então a gente acha fundamental / né? a gente acha fundamental
que o aluno leia os trabalhos que existem disponíveis e faça o projeto dele // tem várias
áreas que o inglês não é a principal língua...é...básica para os...para os trabalhos do seu
texto // por exemplo / eu trabalho...é...trabalho bastante com área de...de ((nome da
área)) // então...é...os trabalhos básicos da minha...da minha área estão principalmente
em língua francesa // então a gente tem que saber o francês / né? temos que ler em
francês para os...para os primeiros trabalhos // hoje em dia a maior parte da literatura já
está em língua inglesa porque consegue várias coisas...assim...os alunos novos é
interessante / ele já consegue fazer um projeto sabendo só o inglês // mas se ele souber
francês / é interessante porque ele vai ver a fonte / né? ele vai ler os originais / né?
mas...é assim...são casos específicos // na maioria dos casos / até mesmo para quem
trabalha nessa área / para começar / para fazer um mestrado ou mesmo um doutorado /
tem vários textos em inglês // então a gente acha super importante que ele saiba ler a
literatura // e se hoje a literatura básica está principalmente em língua inglesa / então é
importante que ele leia e entenda / né? / então por isso que o...o...uma das coisas que a
gente fazia antes e é a linha do...do ((nome do instituto)) é...é pegar principalmente
interpretação / né? de...de texto / porque é...é o que importa para a gente / que ele leia e
saiba o que ele está lendo / né? assim...eu já tive várias experiências de
colegas...assim...em uma...em uma época em que eu fiz a pós-graduação / porque as
pessoas liam os trabalhos e entendiam tudo errado / né? assim...e o contrário do que ele
estava falando / né? porque é um pouco assim...misturado / né? é...é...é incapacidade da
pessoa de interpretar um texto e (misturou) com a incapacidade de interpretar um texto
em...em uma outra língua / né? então a gente acha sim super importante / né? é...tanto
que para nós a...o...o exame / a prova de proficiência em língua inglesa / ela é
eliminatória / né? existem casos aqui...é...sempre da uma certa briga / né? é...de alunos
que...é...passam / antes / quando era uma coisa só / né? passavam no...na ((nome da
matéria)) e eram reprovados / né? não...não tinham o...a suficiência na...na língua
inglesa / ta? então realmente existiu uma certa briga e as pessoas falavam: pô / mas o
que importa é saber ((nome da matéria)) e eu sei ((nome da matéria)) / eu ( )...eu
não...não passei na prova de inglês mas eu gostaria de...de fazer...de continuar na pós-
graduação... // então a gente não...não deixa...
E: Antigamente vocês aceitavam alguns casos?
C2: Então...antigamente / muito antigamente...é...quando eu fiz / a gente tinha dois
níveis de...na prova de inglês: suficiente e proficiente // então / por exemplo / se o aluno