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Ademais, conforme orientação expressa da SEDUC, a escola deverá consultar
também a Matriz Curricular de referência para o SAEB, quando da elaboração de seu
currículo e da definição dos conteúdos a serem ministrados. Vale destacar que, nessa matriz,
os descritores vêm separados por tópico, tendo um tópico só para variação lingüística. Neste
tópico vem um único descritor (D13) que é “identificar as marcas lingüísticas que evidenciam
o locutor e o interlocutor de um texto” (CEARÁ, 2003).
Todas essas orientações são repassadas para a escola, que deverá ter nesses
documentos o suporte legal que definirá as escolhas a serem feitas quando do delineamento de
seu currículo e dos conteúdos a serem ministrados por série e disciplina.
É importante destacar que o Coordenador Pedagógico (doravante CP)
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, membro
do Núcleo Gestor
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da escola, é o principal agente responsável por mobilizar a comunidade
escolar
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para a elaboração da GIDE. É responsável também por conduzir, com os
professores, a definição dos consteúdos a serem ministrados por disciplina, zelando para que
estes mantenham consonância com as orientações oficiais.
Dada a relevância de seu papel para o desenvolvimento dos processos escolares,
oportunamente, destacamos o conjunto de competências que oficialmente lhe é apresentado:
• Cooperar com os professores na construção de uma ação curricular dinâmica, crítica,
criativa e competente no desenvolvimento de aprendizagens significativas.
• Implementar, coordenar, acompanhar e avaliar a execução do Projeto político-pedagógico
da Escola.
• Monitorar os indicadores educacionais, tais como taxa de aprovação, reprovação e
abandono, propondo e discutindo com a congregação de professores estratégias para
melhoria de tais indicadores.
• Coordenar a dinâmica curricular, apoiando os professores no planejamento, execução e
avaliação das ações docentes.
• Viabilizar a avaliação do processo de ensino-aprendizagem, adotando medidas para
corrigir deficiências diagnosticadas na aprendizagem dos alunos.
• Oportunizar o aperfeiçoamento continuado dos professores dentro e fora da escola, tendo
como base a demanda curricular dos níveis de ensino em que estes atuam.
• Coordenar e acompanhar a execução do planejamento pedagógico, favorecendo a
participação, decisão e a avaliação das ações.
• Zelar pelo cumprimento do plano de trabalho dos docentes. (CEARÁ, 2004, p. 17-18)
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O CP também foi alvo de nossa investigação; nosso propósito visava identificar como o mesmo conduz as
orientações pedagógicas, como entende a questão da variação lingüística e como sua prática pode ser
catalisadora das mudanças das práticas do ensino de língua na escola.
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O núcleo gestor das escolas é um colegiado formado pelo diretor, coordenador pedagógico, coordenador de
gestão, coordenador-administrativo financeiro e secretário escolar. O número de cargos do núcleo gestor é
definido com base na tipificação das escolas: nível A (com mais de 1500 alunos) tem todos os cargos; nível B
(entre 700 e 1499) tem um coordenador a menos: a escola opta pelo coordenador de gestão ou pelo coordenador
administrativo-finaceiro; nível C (entre 300 e 699 alunos) só tem o Diretor, o Coordenador Pedagógico e o
Secretário Escolar (cf. CEARÁ, 2004).
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Entende-se por comunidade escolar os professores, funcionários, pais e alunos bem como os organismos
colegiados de abrangência escolar como, por exemplo, o Conselho Escolar, que é um órgão que aglutina
representantes de todos os segmentos, e o Grêmio Estudantil, que é a representação legítima dos estudantes (cf.
CEARÁ, 2004).