115
escrever: estudos psicolingüísticos comparativos em três línguas. (Coleção
Múltiplas Escritas). São Paulo: Ática.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. (1996). Lições de texto: leitura e redação. São Paulo:
Ática.
FULGÊNCIO, L.; LIBERATO, Y (1992). Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto.
GARCIA, O. M. 1992. Comunicação em prosa moderna. 15
a
ed. Rio de Janeiro:
Editora da Fundação Getúlio Vargas.
GARCIA-HIDALGO, I. (1996). O sistema TEXTUS. In: E Ferreiro, et alii.
Chapeuzinho vermelho aprende a escrever - estudos psicolingüísticos
comparativos em três línguas. (Coleção Múltiplas Escritas). São Paulo: Ática.
GHIRALDELO, C. M. (1989). Coesão e coerência textual em composições infantis.
Alfa: 33: 9-21.
GUIMARÃES, E. (1990). A articulação do texto. São Paulo: Ática.
HALLIDAY, M. & HASAN, R. (1976). Cohesion in English. London: Longman.
HICKMAN, M. (1991). The development of discourse cohesion some functional
and cross-linguistic issues. In: G. Piéraut-Le Bonniec, & M. Dolitsky. (Ed).
Language bases ... Discourse bases. Amsterdam: John Benjamins.
HOEY, M. (1991). Patterns of lexis in text. Hong Kong: Oxford University Press.
HOPPER, P.J. (1979). Aspect and foregrounding indiscourse. In: T. Givón (Ed.).
Syntax and semantics, v.2: discourse and syntax. New York: Academic Press.
ILARI, R. (1997). A expressão do tempo em português. São Paulo: Contexto/EDUC.
KARMILOFF-SMITH, A. (1980). Psychological processes underlying
pronominalisation in children's connected discourse. In: J. Kreiman e A. E.
Ojeda (Ed.) Papers from paressesion on pronouns and anaphoral. Chicago:
Chicago Linguistic Society.
______. (1981). The gramatical marking of thematic structure in the development
of language production. In: W, Deutsch (Ed.). The childs construction of
language. London: Academic Press.
_____. (1985). Language development affter five. In: P. Fletcher e M. Gavruan (Ed.)
Language Acquistion. Cambridge: CUP.
KATO, M e SCAVAZZA, B. (1988). A produção de estruturas coordenadas
reduzidas por crianças na linguagem oral e escrita. In: M. Kato (Org.). A
concepção da escrita pela criança. Campinas: Pontes.
KLEIMANN, A. (1989). Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. Campinas:
Pontes.
KOCH, I. G. V. (1989). A coesão textual. São Paulo: Contexto.
______. (1993). A repetição como mecanismo estruturador do texto falado. Recife.
Texto apresentado na 45a.Reunião da SBPC.
LEAL, A.P.B. (1997). A referência a personagens na história Chapeuzinho
Vermelho. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará. Dissertação de Mestrado.
MANDLER, J.M. (1987). On the psychological reality of story structure. In: Discourse
processes, 10.
MARCUSCHI, L. A. (1992). A repetição na língua falada: formas e funções. UFPE:
Departamento de Letras do Centro de Arte e Comunicação. Tese para professor
titular de lingüística.
MATEUS, M.H.M. et alii. (1989). Gramática da língua portuguesa. Lisboa: Editorial
Caminho.
MARTINS, N.S. (1989). Introdução à estilística. São Paulo: EDUSP.