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pequeno para que fosse possível estabelecer um contato com o maior conjunto
possível da comunidade escolar durante as observações. Tais escolas não poderiam
contar com professores específicos de música no seu quadro docente e tampouco
oferecer atividades musicais extra-classe ou em contra-turno, para não se configurar
como uma escola de exceção. Finalmente, era importante que a escola estudada
estivesse na média dos indicativos de nível sócio-econômico da Rede Municipal de
Ensino, para que esta pesquisa não se deparasse com aspectos que não faziam
parte de seus objetivos
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.
Em resposta à solicitação, foi apresentada ao pesquisador uma relação de
cinco escolas municipais (A, B, C, D e E), localizadas em diferentes bairros da
cidade de Curitiba.
Na apresentação da lista de escolas, foi enfatizado que a escolha contou
com o consentimento dos diretores e pedagogas de cada unidade. Também foi
destacado que encontrar escolas com os critérios solicitados não era tarefa simples,
seja pelo seu tamanho, por suas realidades sócio-econômicas no extremo dos
indicativos, ou ainda por conta de projetos recém implantados que valorizam o
desenvolvimento musical, especialmente em atividades em contra-turno, como
corais, e projetos comunitários como o ‘Comunidade Escola’
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.
A pessoa responsável pelos projetos de pesquisa envolvendo as escolas da
SME também salientou que mesmo sem haver professores específicos, aulas de
música ou projetos musicais extra-curriculares, muitos professores das escolas
indicadas costumam utilizar a música em suas aulas, embora não tendo formação
específica. Tal afirmação reforça a tendência da utilização da música de acordo com
a concepção contextualista, conforme discute Célia Almeida (2001).
A partir da listagem das escolas, antes de estabelecer contato, foi feita uma
breve pesquisa nos bancos de dados da SME por meio de sua página de internet
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Em 2007, a cidade de Curitiba contava com 166 escolas atendendo as quatro séries iniciais do
ensino fundamental, divididas em nove Núcleos Regionais de Ensino e totalizando 100.482
matrículas (CURITIBA, 2008). Também em 2007, a Rede Municipal de Educação de Curitiba contava
com nove professores habilitados em música, e capacitou outros 145 professores sem formação
musical por meio de projetos coordenados por professores especialistas em música (FIGUEIREDO;
ROSA, 2008). Como projetos extracurriculares na área musical, destacam-se os corais que, quando
conduzidos por professores não especialistas, contam com a assessoria dos coordenadores de
programas musicais para a realização do trabalho (ROMANELLI, 2006).
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O ‘Comunidade Escola’ é um programa da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba que tem
por objetivo transformar o espaço escolar em centro de difusão de cultura e conhecimento,
contribuindo para o desenvolvimento da comunidade que sedia a escola. O programa abre a escola
à comunidade em períodos não letivos, como noites e finais de semana, e oferece atividades
musicais, entre outras propostas (CURITIBA, 2008).