Tabela 1.01: Emissão veicular de acordo com o tipo de combustível. Fonte: adaptado de
Cetesb, 2006
Ano Tipo de
Combustível
CO
(g/km)
% HC
(g/km)
% NOx
(g/km)
% RCHO
(g/km)
%
Antes-1980 Gasolina 54,00 4,70 1,20 0,05
1980-1990
Gasolina C 21,66 2,01 1,61 0,04
Álcool 14,63 1,56 1,28 0,13
1990-2000
Gasolina C 5,02 -76,8 0,55 -72,6 0,62 -61,5 0,019 -52,5
Álcool 3,90 -73,3 0,59 -62,2 0,6 -53,1 0,042 -67,7
2000
Gasolina C 0,73 -96,6 0,13 -93,5 0,21 -87,0 0,004 -90,0
Álcool 0,63 -95,7 0,18 -88,5 0,21 -83,6 0,014 -89,2
2001
Gasolina C 0,48 -97,8 0,11 -94,5 0,14 -91,3 0,004 -90,0
Álcool 0,66 -95,5 0,15 -90,4 0,08 -93,8 0,017 -86,9
2002(1)
Gasolina C 0,43 -98,0 0,11 -94,5 0,12 -92,5 0,004 -90,0
Álcool 0,74 -94,9 0,16 -89,7 0,08 -93,8 0,017 -86,9
2003(2)
Gasolina C 0,40 -98,2 0,11 -94,5 0,12 -92,5 0,004 -90,0
Álcool 0,77 -94,7 0,16 -89,7 0,09 -93,0 0,019 -85,4
Flex-Gasol.C 0,50 -97,7 0,05 -97,5 0,04 -97,5 0,004 -90,0
Flex-Álcool 0,51 -96,5 0,15 -90,4 0,14 -89,1 0,02 -84,6
2004(3)
Gasolina C 0,35 -98,4 0,11 -94,5 0,09 -94,4 0,004 -90,0
Álcool 0,82 -94,4 0,17 -89,1 0,08 -93,8 0,016 -87,7
Flex-Gasol.C 0,39 -98,2 0,08 -96,0 0,05 -96,9 0,003 -92,5
Flex-Álcool 0,46 -96,9 0,14 -91,0 0,14 -89,1 0,014 -89,2
2005(3)
Gasolina C 0,34 -98,4 0,1 -95,0 0,09 -94,4 0,004 -90,0
Álcool 0,82 -94,4 0,17 -89,1 0,08 -93,8 0,016 -87,7
Flex-Gasol.C 0,45 -97,9 0,11 -94,5 0,05 -96,9 0,003 -92,5
Flex-Álcool 0,39 -97,3 0,14 -91,0 0,1 -92,2 0,014 -89,2
2006(3)
Gasolina C 0,33 -98,5 0,08 -96,0 0,08 -95,0 0,002 -95,0
Álcool 0,67 -95,4 0,12 -92,3 0,05 -96,1 0,014 -89,2
Flex-Gasol.C 0,48 -97,8 0,1 -95,0 0,05 -96,9 0,003 -92,5
Flex-Álcool 0,47 -96,8 0,11 -92,9 0,07 -94,5 0,014 -89,2
1 – Motor movido a Gasolina tipo 1.0L; para álcool motor 1.5 e 1.9L.
2 – Motor movido a gasolina tipo 1.0L; para álcool, motor 1.0 e 1.8L, carro flex predomina o motor 1.6 e 1.8 L.
3 – Motor movido a Gasolina tipo 1.0 e 2.0 L; para o álcool, motor 1.0 L. Em combustível usado em carros flex,
domina 1.6 e 1.8 L.
OBS: (%) – Refere-se a comparação feita entre o período 1980-1990.
Gasolina C: apresenta uma mistura de 78% Gasolina pura + 22% álcool (v/v).
Outra opção muito utilizada como combustível no Brasil principalmente por veículos
de serviço de taxi é o GNV (Gás Natural Veicular), por causa de seu baixo custo e a
descoberta de grandes reservas no Brasil e na Bolívia (que é um grande fornecedor desse
combustível para o Brasil). O preço competitivo do combustível GNV encorajou vários
proprietários de veículos a converterem seus carros antes movidos à álcool ou mesmo
gasolina, para esse combustível, mas ainda se tem pouco conhecimento sobre o real impacto
atmosférico do uso em larga escala dessa nova opção de combustível. A tabela 1.02 mostra os
resultados encontrados por pesquisa realizada pela CETESB (Companhia de Engenharia e
Tecnologia Ambiental do Estado de São Paulo) publicada em 2006, que estima o impacto da
conversão de combustíveis gasolina-gás e álcool-gás. É possível notar uma diminuição da
emissão de certos compostos químicos como é o caso do CO e CO
2
, mas em contrapartida
ocorre um aumento na emissão dos HC e NOx. A análise do impacto do uso de combustíveis