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de freqüência para comunicações e falha na detecção radar. Todos esses itens e os demais
serão discutidos a seguir.
Tabela 2: Resultados do questionário aplicado quanto aos fatores de sobrecarga
Atribua um conceito aos
critérios abaixo:
Totalmen-
te confor-
tável
Confor
-tável
Descon-
fortável
Total-
mente
descon-
fortável
Não Apli-
cável
3. Preenchimento de strip manual 11,4% 31,4% 51,4% 5,7% 0,0%
7. Freqüentes formações
meteorológicas
0,0% 12,1% 81,8% 6,1% 0,0%
9. Quando necessito fazer muitas
coordenações
5,7% 20,0% 71,4% 2,9% 0,0%
11. Problemas de freqüência são
comuns
0,0% 0,0% 38,2% 61,8% 0,0%
18. Quando a operação é não radar 2,9% 35,3% 55,9% 5,9% 0,0%
20. Áreas restritas ativadas 6,5% 35,5% 58,1% 0,0% 0,0%
21. Aeronaves que não aparecem
no radar
5,9% 32,4% 47,1% 14,7% 0,0%
29. Grande nº de cruzamentos 6,1% 30,3% 63,6% 0,0% 0,0%
34. Necessita muito
seqüenciamento
9,4% 53,1% 34,4% 3,1% 0,0%
35. Necessita muita vetoração para
evitar tráfego
5,7% 31,4% 51,4% 8,6% 2,9%
39. Operando com 6 ou mais
aeronaves
6,3% 71,9% 21,9% 0,0% 0,0%
45. Falha na detecção radar 0,0% 14,7% 61,8% 23,5% 0,0%
46. Plano AFIL 0,0% 50,0% 41,2% 8,8% 0,0%
Fatores Técnicos -
SobreCarga
2. Espaço aéreo do setor é pequeno
18,8% 68,8% 12,5% 0,0% 0,0%
13. Trabalhando com assistente 26,5% 73,5% 0,0% 0,0% 0,0%
14. Trabalhando sozinho 30,0% 63,3% 6,7% 0,0% 0,0%
24. Comunicação em língua
estrangeira
14,3% 71,4% 14,3% 0,0% 0,0%
26. Manuseio de strip, teclado,
telefone e microfone
18,2% 42,4% 33,3% 3,0% 3,0%
27. Trabalho no 3º dia consecutivo 6,3% 65,6% 21,9% 0,0% 6,3%
30. Trabalho no turno da manhã 14,3% 60,0% 22,9% 2,9% 0,0%
31. Trabalho no turno da tarde 17,1% 68,6% 11,4% 0,0% 2,9%
32. Trabalho no turno da noite 2,9% 51,4% 34,3% 5,7% 5,7%
37. A tomada de decisão deve ser
extremamente rápida
3,0% 48,5% 45,5% 3,0% 0,0%
40. Quando estou trabalhando em
dias de feriado ou final de semana
me sinto
17,6% 44,1% 35,3% 2,9% 0,0%