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provavelmente, segundo os autores, se tratando de momentos de desorganização para posterior
melhora no desempenho.
TABELA 6: Teste t para pré e pós teste na força muscular explosiva
Escola
Força muscular explosiva
Média Desvio Padrão Sig (bicaudal)
308 Sul
0,40 16,19 0,784
114 Sul
5,93 17,78 0,098
CV
37,39 30,37 0,000
106 Norte
12,79 14,06 0,000
611 Norte
9,31 15,73 0,018
Total
14,48 23,55 0,000
Esses valores podem ser comparados a estudos anteriores, como Beurden (2003), Jurak et al
(2006) e Ferraz e Flores (2004), em que intervenções em educação física escolar foram aplicadas a
grupos de crianças com posterior avaliação do desenvolvimento motor delas, e em todos os casos
foram encontradas melhoras significativas na maioria das capacidades físicas e/ou habilidades
motoras analisadas, inclusive em comparação a grupos controle, em que os valores encontrados para
a diferença entre eles foram, na maioria, significativa. Além disso, a literatura, afirma que,
principalmente a partir dos sete anos, é possível perceber diferenças significativas entre gêneros,
causada por diversos fatores biológicos, além do próprio fator sócio-cultural, que tende a um
encorajamento maior para o sexo masculino no sentido da prática de atividade física (G
UEDES
e
G
UEDES
, 1993; B
ARREIROS
e N
ETO
, 2005). No entanto, ao se combinar as variáveis independentes
sexo, escola e idade (diferenças de sexo e idade entre as escolas), não percebe-se valores
significativos, talvez exatamente por não haver grupo controle e todos os grupos terem recebido
intervenção, gerando melhoras significativas em todos, não havendo diferença entre eles.
TABELA 7: ANOVA para medidas repetidas entre escola, sexo e idade e intervenções
Grupos
Coordenação Agilidade
explosiva
F Sig. F Sig. F Sig.
Intervenção
58,875 0,000 56,026 0,000 126,319 0,000
Intervenção * Escola
5,012 0,001 0,612 0,654 30,737 0,000
Intervenção * Sexo
4,995 0,026 1,738 0,188 0,175 0,676
Intervenção * Idade
2,561 0,079 0,267 0,766 2,185 0,114
Intervenção * Escola * Sexo
0,658 0,622 0,748 0,560 3,141 0,015
Intervenção * Escola * Idade
1,271 0,258 1,163 0,321 4,163 0,000
Intervenção * Sexo * Idade
0,323 0,724 0,547 0,579 3,065 0,048
Intervenção * Escola * Sexo *
Idade
0,329 0,955 1,324 0,230 1,067 0,386
Escola
4,636 0,001 18,942 0,000 48,143 0,000
Sexo
2,167 0,142 9,951 0,002 23,267 0,000
Idade
6,224 0,002 23,145 0,000 26,605 0,000