221
informação: EDUCAÇÃO INFANTIL JARDIN II 1º BIMESTRE. Em seguida, aparece
um quadro com a gravura de uma paisagem com árvores, montanha, lago e um gramado
com uma professora sentada num banco conversando com cinco crianças (sendo duas
meninas – uma sentada no chão prestando atenção na fala da professora e outra pintando
um quadro virado pra direção do rio – e três meninos – dois sentados no gramado e um
pé recostado no tronco da árvore com o olhar atento na direção da professora).
- Procedimento metodológico: trata-se de um livro com práticas de ensino preparatório
da coordenação motora, cujo quadro programático para a área de Língua Portuguesa é
composto de conteúdos que envolvem atividades na perspectiva oral – ampliação de
vocabulário; descrição de pessoas, objetos, cenas e situações; transmissão de avisos e
recados, relatos de experiências; histórias, poesias, músicas, adivinhações, rimas,
diálogos; narração, reprodução e criação de textos (individual e coletivamente);
dramatização de histórias, situações vividas e situações criadas; exercícios
fonoarticulatórios; interpretação de cenas e histórias; identificação e interpretação de
símbolos – e escrita – desenho de pessoas, objetos, cenas e situações; produção livre de
desenho e escrita; identificação e escrita do nome (próprio, dos colegas) e de palavras
contextualizadas; identificação e escrita do alfabeto: A-E-I-O-U-V-D-L-B-P-M-F-T-S-
C-N-J-G-R-X-Z-Q-H; criação e reprodução de textos significativos (individual e
coletivamente). Os demais exercícios apresentam atividades para identificar quantidade e
formas geométricas; recorte e colagem.
(Livro cedido pela alfabetizadora Adriana para a análise dos dados)
Coleção do Positivo:
apostila do professor
Jardim II-2º
Bimestre
1997
- O livro/apostila com espiral não possui o nome do ilustrador, local de publicação,
chancela, pressupostos metodológicos declarados e mede 27,5 cm de comprimento por
20,5 cm de largura. Publicado pela SOCIEDADE EDUCACIONAL DO POSITIVO,
possui diário de tarefas e orientações metodológicas do material de apoio para
desenvolver as atividades de coordenação psicomotora da criança, utilizando apenas um
núcleo temático intitulado “A criança e as necessidades básicas”. As atividades
propostas têm como objetivos reforçar o período preparatório desenvolvido
anteriormente no 1º bimestre, de tal forma que pretende estabelecer relações das partes
com o todo; desenvolver a organização espacial, percepção visual e coordenação motora
fina; perceber que um objeto pode ser decomposto (análise) e recomposto (síntese);
identificar, nomear, relacionar, reconhecer e promover a participação em jogos com
regras; permitir a multiplicidade das operações classificatórias; identificar as
características dos elementos (cor, forma, tamanho) e agrupá-los; resolver situações
problema; justificar o pensamento verbalmente; estimular a memória e o raciocínio;
desenvolver a capacidade de: analisar, relacionar e comparar; agrupar segundo critérios
próprios e/ou predeterminados; identificar as semelhanças entre os elementos de um
mesmo agrupamento; estabelecer a relação número e quantidade; fazer a composição e a
decomposição dos números; adquirir a idéia de adição e de subtração; e perceber a
seqüência numérica na ordem crescente e decrescente. As atividades refletem o assunto
do núcleo temático.
- Na capa, no início da página, aparece que o exemplar é uma “APOSTILA DO
PROFESSOR” e do slogan (um desenho de uma mão com um gesto de
positivo/afirmação) com bordas colorida e o nome da que dá título à obra em letras
garrafais na cor preta, seguido da fase de ensino, no quadro amarelo alinhado à direita:
“JARDIM II 2º bimestre”. Não possui descrição de referência bibliográfica, que
normalmente vem especificando em toda obra publicada, tais como, o nome do autor, a
edição, nome da editora e ano de publicação. A seguir, aparece o desenho colorido de um
telão com um personagem com vestimentas na cor verde apontando o dedo indicador
para três aves que saí para sobrevoar no lado direito; de forma que, enquanto isso, são
observadas por uma tartaruga, uma menina em pé e um garoto sentado numa
escrivaninha teclando no computador.
Assim como no livro anterior, no verso da capa aparece uma planilha com o horário de
aulas, sendo composto 6 tempos diferentes para a semana (de segunda-feira a sábado);
seguido por um espaço para o preenchimento do nome da criança, turma e número. Por
último em letras de imprensa pequena, aparecem os dados da editora e a recomendação
de proibição de reprodução do material conforme as normas em vigor da época.
- A contracapa
, após as orientações metodológicas do material de apoio, aponta o início
dos conteúdos e atividades do 2º Bimestre com o tema gerador intitulado “A criança e as