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A Análise Estratégica do Negócio cumpre dois ciclos distintos. No ciclo mais
longo, de cinco anos, é dada ênfase às diretrizes estratégicas, e no ciclo mais
curto, de um ano, a ênfase recai nas premissas estratégicas; porém, ambos os
ciclos consideram as outras variáveis mencionadas.
Anualmente são estabelecidas premissas estratégicas para os cinco Campos
de Resultados, tornando evidentes as bases para a condução do negócio e
equacionando conquistas e desafios para o exercício. Como o próprio nome
revela, premissa é algo que tem de ser cumprido, a menos que fortes
indicativos apontem o contrário, ensejando alterações ou substituições. Da
premissa emana um indicador genérico, uma macrometa, porém, passível de
ser desdobrada e mensurada.
É importante mencionar que as premissas devem conter aquilo que o cliente
valoriza, deseja e espera da empresa, mas sem desconsiderar a sobrevivência
da própria organização (SANTOS, KELM e ABREU, 2001, v. 36, p. 64).
Ação empresarial planejada
A Ação Empresarial Planejada envolve o planejamento e o gerenciamento
dos resultados, o que se dá por meio dos Contratos de Resultados e do
Sistema de Informações Gerenciais.
Como é da natureza de um contrato, existem dois atores (agente e principal)
com direitos e obrigações definidos para ambos. Para os colaboradores ou
agentes, o Contrato de Resultados é o instrumento gerencial que possibilita
acordar compromissos para o alcance dos Resultados Desejados e requerer
apoios e recursos para realizá-los. Para os dirigentes ou principal, o Contrato
de Resultados possibilita o acompanhamento e a avaliação entre o planejado
e o realizado, sendo as informações os inputs para o processo de tomada de
decisões.
As premissas estratégicas estabelecidas nos cinco Campos de Resultados são
aqui desdobradas em metas e inseridas nos Contratos de Resultados das
unidades. Tais metas são correlacionadas aos respectivos apoios e recursos
necessários para suas realizações, configurando assim a fase de elaboração do
planejamento. A fase de execução do planejamento, ou de cumprimento do
Contrato de Resultados, ocorre ao longo do ano, à medida que as metas são
realizadas.
O Sistema de Informações Gerenciais é a ferramenta que tem como
finalidade possibilitar o acompanhamento e a avaliação das metas
compromissadas nos Contratos de Resultados, assim como as suas
comparações com as premissas estratégicas, além de alimentar o processo de
tomada de decisões. Como conseqüência, esse sistema proporciona o
acompanhamento do desempenho e da tendência do negócio em todos os
níveis.
O gerenciamento dos Contratos de Resultados é feito com base no Sistema de
Informações Gerenciais (SIG), e os eventos que proporcionam tanto a
comparação do planejado com o realizado como a análise de tendências e
decisões de ajustes são a Avaliação Gerencial Mensal (AGM) e a Reunião
Mensal de Avaliação de Resultados (REMAR). A primeira ocorre no nível
operacional, nas agências, e a segunda no nível tático, nas unidades
empresariais e em cada diretoria. Nessas reuniões ocorre importante exercício
do Empresariamento, quando é demonstrado o reconhecimento e efetuada a
avaliação de colaboradores ou equipes. Conforme enfatizado em
treinamentos, este é, sobretudo, o momento de educação e capacitação dos
verdadeiros líderes, no qual se aprimoram competências empresariais para a
realização e o gerenciamento de negócios, com inovação e excelência
(SANTOS, KELM e ABREU, 2001, v. 36, p. 64 e 65).