Sumário
A n a P a o l a N i c o l i e l o
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO........................................................................................................................................................................ 27
2 REVISÃO DE LITERATURA ............................................................................................................................................... 31
2.1 RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM ORAL E LINGUAGEM ESCRITA ............................................................................... 31
2.2 DISTÚRBIO ESPECÍFICO DE LINGUAGEM ........................................................................................................................ 33
2.3 ORIGEM DAS DIFICULDADES LINGUÍSTICAS NO DEL .................................................................................................. 35
2.3.1 Processamento Auditivo Temporal ......................................................................................................................................... 35
2.3.2 Processamento Fonológico ...................................................................................................................................................... 36
2.3.2.1 Memória de Trabalho ................................................................................................................................................................ 37
2.3.2.1.1
Relações entre MT, DEL e Linguagem Escrita
................................................................................................................. 40
2.3.2.2 Acesso Lexical
.......................................................................................................................................................................... 41
2.3.2.2.1 Relações entre AL, DEL e Linguagem Escrita. .......................................................................................................................... 44
2.3.2.3
Consciência Fonológica ............................................................................................................................................................. 45
2.3.2.3.1
Relações entre CF, DEL e Linguagem Escrita ........................................................................................................................... 48
3 HIPÓTESES............................................................................................................................................................................. 53
4 PROPOSIÇÕES ....................................................................................................................................................................... 55
5 MATERIAL E MÉTODOS ..................................................................................................................................................... 57
5.1 SELEÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA CASUÍSTICA .......................................................................................................... 57
5.1.1 Grupo Experimental ................................................................................................................................................................... 57
5.1.2 Grupo Controle .......................................................................................................................................................................... 58
5.2 PROCEDIMENTOS ................................................................................................................................................................ 58
5.2.1 Explicitação dos procedimentos realizados para que os sujeitos atendesses os critérios de inclusão em cada um dos grupos ... 58
5.2.1.1
Para o GE
............................................................................................................................................................................... 58
5.2.1.2
Para o GE
............................................................................................................................................................................... 58
5.2.2 Explicitação dos procedimentos do estudo................................................................................................................................. 59
5.2.1.2
Avaliação da Habilidades do PF ............................................................................................................................................... 59
5.2.1.2.1 Avaliação da MTF ..................................................................................................................................................................... 60
5.2.1.2.2 Avaliação do AL ........................................................................................................................................................................ 60
5.2.1.2.3 Avaliação da CF ........................................................................................................................................................................ 61
5.2.1.
3
Avaliação da Habilidades de Leitura e Escrita ........................................................................................................................... 61
5.2.3 Forma de análise dos resultados ................................................................................................................................................. 62
6
RESULTADOS ........................................................................................................................................................................ 65
6.1
OCORRÊNCIA DE ALTERAÇÃO NAS HABILIDADESDE LINGUAGEM ESCRITA E NAS HABILIDADES DO PF NOS
SUJEITOS COM DEL ............................................................................................................................................................... 66
6.2
COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO ENTRE CRIANÇAS COM DEL E COM DTL QUANTO ÀS HABILIDADES DO PF
................................................................................................................................................................................................... 67
6.3
ASSOCIAÇÃO DAS HABILIDADES DO PF COM AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA NOS SUJEITOS COM
DEL ........................................................................................................................................................................................... 68
7
DISCUSSÃO ............................................................................................................................................................................ 71
8
CONCLUSÕES ........................................................................................................................................................................ 79
REFERÊNCIAS .............................................................................................................................................................................................. 81
APÊNDICES ................................................................................................................................................................................................... 97