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Para o cálculo da elasticidade é necessário calcular a probabilidade de escolha
de cada modo. Cada bloco de escolha era composto por duas alternativas.
Como são 27 blocos têm-se 54 alternativas, 27 para o ônibus e 27 para o
avião. Para o cálculo das probabilidades de escolha, calculou-se, primeiro, a
utilidade de cada alternativa utilizando a equação 5.6. Na tabela 5.17 são
apresentadas as utilidades de cada alternativa.
Tabela 5.17: Utilidade de cada alternativa.
Alternativas
(ônibus) (k)
Utilidade
)U(
k,1
)e(
k,
U
1
Alternativas
(avião) (k)
Utilidade
)U(
k,2
)e(
k,
U
2
1 -1,9533 0,14181 1 -2,55120 0,07799
2 -3,26653 0,03814 2 -2,19290 0,11159
3 -4,34905 0,01292 3 -2,45630 0,08575
4 -1,595 0,20291 4 -2,62495 0,07244
5 -3,52993 0,02931 5 -2,26665 0,10366
6 -4,34905 0,01292 6 -2,62495 0,07244
7 -1,8584 0,15592 7 -2,69870 0,06729
8 -3,62483 0,02665 8 -2,69870 0,06729
9 -4,08565 0,01681 9 -2,60380 0,07399
10 -2,97153 0,05122 10 -3,54595 0,02884
11 -4,2458 0,01432 11 -3,18765 0,04127
12 -2,35155 0,09522 12 -3,45105 0,03171
13 -3,23493 0,03936 13 -3,61970 0,02679
14 -4,3407 0,01303 14 -3,26140 0,03833
15 -1,99325 0,13625 15 -3,52480 0,02946
16 -3,32983 0,03580 16 -3,69345 0,02489
17 -3,9824 0,01864 17 -3,33515 0,03561
18 -2,25665 0,10470 18 -3,59855 0,02736
19 -4,64405 0,00962 19 -4,54070 0,01067
20 -2,05655 0,12789 20 -4,18240 0,01526
21 -2,86828 0,05680 21 -4,44580 0,01173
22 -4,73895 0,00875 22 -4,61445 0,00991
23 -1,69825 0,18300 23 -4,25615 0,01418
24 -3,13168 0,04364 24 -4,51955 0,01089
25 -4,38065 0,01252 25 -4,68820 0,00920
26 -1,96165 0,14063 26 -4,32990 0,01317
27 -3,22658 0,03969 27 -4,59330 0,01012
Para estimar a probabilidade de escolha de cada modo foi utilizada a equação
3.7, que adaptada ao nosso estudo de caso, para cada modo, tem-se: