80
a prescrição “adaptação” de seus editores. E, mais uma vez, para sublinhar, afirmamos que
isso equivale a dizer que, no momento, não estão em jogo discussões referentes ao “ser ou não
ser”, pois o objetivo é chegar a um resultado, ainda que aproximado, das proporções das
mercadorias que os catálogos possam oferecer dentro das categorias que eles criam para
organizar seus acervos.
No quadro 8, constam ainda as categorias “Clássicos universais”, “Clássicos da
Língua Portuguesa” e “Paradidáticos/Referência”, que também estão presentes na maior parte
dos catálogos, inclusive, com a mesma terminologia. Tais categorias englobam boa parte dos
títulos, portanto, serviram para a verificação.
Das categorias “Clássicos universais” e “Clássicos da Língua Portuguesa” participam
obras com textos integrais. Por sua vez, para compor o índice “Paradidáticos”, foi cotada toda
sorte de títulos que recebiam tal qualificação dos editores. Fazem parte dessa lista
coleções/séries e títulos avulsos que tratam de comportamento, ética, cidadania ou aqueles
ligados às disciplinas escolares, bem como títulos de referência, como atlas, gramáticas,
dicionários etc.
Outro ponto a ser esclarecido é a questão numérica apresentada. A soma dos itens não
corresponde ao montante final dos títulos de cada catálogo, porque a mesma obra pôde
aparecer computada em dois ou mais índices, por haver recebido mais de uma especificação
dos editores.
O catálogo da Cia. das Letras não usa a classificação “Clássicos Universais” e
“Clássicos da Língua Portuguesa” ou termos semelhantes. Nele, há a presença marcante de
obras traduzidas e grande quantidade de escritores estrangeiros.
De um modo geral, todos os catálogos apresentam pouquíssimos títulos (ou sua
ausência total), em relação aos gêneros poesia, prosa-poética, novela, quadrinhos e teatro.
Ressalvas feitas, finalmente, eis o quadro 8:
QUADRO 8 – As mercadorias dos catálogos
Ática Cia. das Letras
C. Editora
Nacional
Moderna Scipione
1. Gêneros
Conto 68 12,29% 21 13,04% 24 8,21% 9 2,66% 18 6,16%
Crônica 26 4,70 % - - 3 1,02% 4 1,18% - -
Romance 405 73,23% 119 73,91% 118 40,41% 136 40,23% 177 60,61%
Novela 6 1,08% - - - - 6 1,77% - -
Prosa-poética - - - - 3 1,02% 1 0,29% - -
Poesia 16 2,89% 1 0,62% 6 2,05% 15 4,43% - -
Teatro 4 0,72% 2 1,24% 5 1,71% 1 0,29% - -
Quadrinhos 8 1,44% 18 1,18% 2 0,68% - - - -
2. Categorias
Adaptações 20 0,36% 5 3,10% 22 7,53 1 0,29% 112 38,35%