81
Tabela 4
Sequência de Procedimentos Utilizados no Caso 2
Sequência Atividades
1. Pré-testes (Anexo 1) - B´B´: matching de identidade- figuras de formatos diferentes (duas tentativas)
- BB: matching de identidade- figuras de formatos iguais (duas tentativas)
- CC: matching de identidade - palavras impressas (duas tentativas)
- BC: matching arbitrário- figuras e palavras impressas (quatro tentativas)
- CB: matching arbitrário- palavras impressas e figuras (quatro tentativas)
- BD: nomeação de figuras (doze tentativas)
- AB: identificação de figuras (doze tentativas)
- AC palavras: identificação de palavras impressas (doze tentativas)
- AC letras: identificação de letras (uma tentativa para cada letra)
- CD: nomeação de palavras impressas (doze tentativas)
- CD sílabas: nomeação de sílabas (vinte tentativas)
- CD letras: nomeação de letras (uma tentativa para cada letra)
- CD vogais: nomeação de vogais (uma tentativa para cada letra)
2. Levantamento de interesses - Entrevista com os pais.
- Observação direta
- Questionário (Walter, 2000)
3. Seleção de itens - Seleção de dezoito palavras referentes a itens de interesse da
criança, preferencialmente constituídas por sílabas simples.
4. Pré-treinos (Anexo 2) - B´B´: matching de identidade -figuras formatos diferentes (Tarefas 1, 2 e 3)
- BB: matching de identidade-figuras formatos iguais (Tarefas 4,5 e 6)
- CC: matching de identidade -palavras impressas (Tarefas 7, 8, 9 e 10)
Bloco 1
1) Avaliação 1: Pré-teste de nomeação das nove palavras impressas
2) Ensino das relações BC-C e B-D com três itens (rede, pato e bola)
3) Teste das relações B-C, C-B, C-D e A-C com os três itens trabalhados
4) Avaliação 2: Pós-teste de nomeação das nove palavras impressas
Bloco 2
1) Revisão dos itens do bloco anterior
2) Avaliação 3: Pré-teste de nomeação das nove palavras impressas
3) Ensino das relações BC-C e B-D com três itens novos (Rafiza, Camila e pirata)
4) Teste das relações B-C, C-B, C-D e A-C com os três itens trabalhados
5) Avaliação 4: Pós-teste de nomeação das nove palavras impressas
5. Ensino: Unidade 1
Palavras: rede, pato, bola,
Rafiza, Camila, pirata, galo,
meia e fada
Bloco 3
1) Revisão dos itens do bloco anterior
2) Avaliação 5: Pré-teste de nomeação das nove palavras impressas
3) Ensino das relações BC-C e B-D com três itens novos (galo, meia e fada)
4) Teste das relações B-C, C-B, C-D e A-C com os três itens trabalhados
5) Avaliação 6: Pós-teste de nomeação das nove palavras impressas
6 ) Teste de generalização 1: avaliação da generalização de leitura para outras
nove palavras não trabalhadas, formadas com sílabas das palavras trabalhadas.
6. Revisão das palavras da
Unidade 1
Treino BC-C e B-D e testes B-C e C-D das nove palavras trabalhadas.