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O mundo infantil é repleto de experiências. O ato de comunicá-las a um
interlocutor é uma situação problema. A criança necessita particularizá-las e transpô-
las, em combinações sonoras, para que se tornem comunicáveis pelas palavras.
Dessa forma, um conceito não pode ser transmitido à criança. O ato de contar
histórias apresenta-nos, de forma visível, um processo rico em construção de
significados
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.
Experimento criativo foi elaborado por outro autor, L. S. Sakharov (apud
VYGOTSKY, 1998), para estimular a elaboração de conceitos
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em crianças pré-
escolares. Sakharov forneceu às crianças blocos de madeira: cinco cores, seis
formas, dois tipos de largura e duas possibilidades de altura. Na parte posterior dos
blocos, eram escritas, fundamentadas em suas características físicas, as seguintes
palavras, não pertencentes ao vocabulário nacional ou estrangeiro, até o momento
sem significado: lag, bik, mur, cev. Os blocos altos e largos continham o nome lag.
Os baixos e largos, a palavra bik. O vocábulo mur aparecia nos altos e estreitos. E,
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Toma-se como exemplo o conto de fadas Joãozinho e Mariazinha (1989), que relata a história de
dois irmãos – Joãozinho e Mariazinha – abandonados pelo pai e pela madrasta na floresta em um
ato de desespero por não possuírem mais alimentos para proverem o sustento dos filhos. As
crianças encontram, pelo caminho, uma deliciosa casinha feita com os mais variados doces e
habitada por uma bruxa. A velhinha, com um enorme nariz, grandes óculos e roupas velhas não
aparenta, em um primeiro momento, ser uma exímia feiticeira. Através das guloseimas, atrai os
irmãos para casa e aprisiona-os. A astúcia de Joãozinho e Mariazinha permite que vençam a
maldade da bruxa e reencontrem o caminho de casa e seus pais. Após ouvirem essa história, se
outros contos e lendas forem apresentados às crianças, contendo a imagem da bruxa e as
características que a acompanham (velha, má, possuidora de poderes mágicos, etc.), elas estarão
aptas para uma tentativa inicial de elaborar um conceito para a bruxa. Há, nesse processo, o
ativamento de imagens na memória da criança, por associação e permanência de determinada
experiência que será repetida cada vez que ouvir uma história sobre bruxas. A criança mostrará ser
capaz de identificar o problema – o que seria uma bruxa – e criar uma imagem ou ver a imagem
apresentada por esse problema. Ao formar o conceito para bruxa, estará simbolizando, porque a
palavra, assim como a imagem, é, para a criança, o simbolizar da realidade.
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Nas turmas pré-escolares do ano de 2008, foi apresentado um jogo (Anexo A) cujo objetivo era a
formação de conceitos através da experiência infantil. O jogo era constituído por diversas imagens
que compunham cinco grupos distintos: animais, alimentos, vegetação, pessoas e brinquedos. As
crianças, para a realização da atividade, foram separadas em duplas. Os cartões com as imagens
foram dispostos nas mesas, e a regra foi apresentada: a escolha de um cartão (por equipe) e o
agrupamento dos demais cartões nos quais as imagens fossem parecidas com a do cartão inicial.
Após a escolha dos cartões, um integrante de cada grupo relatou aos demais todas as ilustrações
de sua equipe e, para o conjunto de cartões, um nome foi dado. As crianças, após a apresentação
dos seus conjuntos, desenharam mais um cartão para completar o grupo. As que coletaram os
cartões com itens usados para brincar deram o nome os brinquedos para seu conjunto. Quando
questionadas sobre a escolha do nome, disseram que tudo o que havia desenhado ali “dava para
brincar”. Foi desenhado, no novo cartão, um skate para completar o conjunto dos brinquedos.
Como definição para skate, os dois participantes da equipe – um menino e uma menina –
apresentaram informações complementares: o menino definiu skate como “uma coisa que a gente
anda”. Para o objeto, a menina atribuiu o seguinte significado: “o que a gente usa para praticar
esportes”. Nota-se que os conceitos foram correspondentes a um elemento, e não ao conjunto
como um todo, e que o significado para o skate parte da sua função: prática de esportes.