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destrezas manuais (p=0,017) e no resultado geral do MABC (p= 0,023). Em leitura,
apenas no resultado geral do MABC pôde-se verificar um melhor desempenho
significativo dos escolares sem dificuldades de aprendizagem (p=0,029), nas demais
habilidades motoras não constatou-se diferenças entre os grupos. Não foram
encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os escolares com e sem
dificuldades gerais, quanto às habilidades motoras, bem como no resultado geral do
MABC. Os dados descritivos, destas avaliações estão demonstrados na tabela 15, a
seguir.
Tabela 15 – Médias, medianas, desvios padrão e índice de significância do teste U de Mann-Witney ,
para os tipos de habilidades de dos escolares, de acordo com o indicativo de dificuldades de
aprendizagem
Motoras
manuais
Bola
Equilíbrio
M
d
±
M
d
±
M
d
±
M
d
±
Dificuldades de
aprendizagem
em escrita
Sim 3,27 2,50 3,25 1,38 0,00 1,96 2,54 2,00 2,49
7,27 6,50 5,18
Não 2,77 2,00 2,73 1,35 0,00 1,96 2,28 1,50 2,37
6,45 5,50 4,70
p 0,344 0,925 0,377
0,140
Dificuldades de
aprendizagem
em Aritmética
Sim 3,47 2,75 3,17 1,53 0,50 1,99 2,48 2,00 2,54
7,55 7,00 5,03
Não 2,72 2,00 2,83 1,27 0,00 1,93 2,35 2,00 2,36
6,39 5,50 4,82
p 0,017 0,137 0,760
0,023
Dificuldades de
aprendizagem
em Leitura
Sim 3,23 2,00 3,15 1,50 0,50 2,01 3,06 2,50 2,82
7,86 8,00 5,41
Não 2,91 2,00 2,92 1,32 0,00 1,94 2,17 1,50 2,24
6,46 6,00 4,71
p 0,527 0,378 0,007
0,029
Dificuldades de
Aprendizagem
geral
Sim 3,39 2,50 3,27 1,35 0,00 1,89 2,78 2,50 2,68
7,58 6,50 5,42
Não 2,80 2,00 2,83 1,37 0,00 1,99 2,22 1,50 2,28
6,46 5,50 4,65
p 0,211 0,988 0,074
0,083
p=índice de significância proveniente na análise das diferenças entre os escolares com e sem indicativos
de dificuldades de aprendizagem, quanto às habilidades motoras, por meio do teste U de Mann-Witney
Verificou-se que um menor percentual de escolares com desempenho superior e
médio em leitura apresentaram, em conjunto, problemas motores definidos,
comparando-se ao o percentual de escolares com desempenho inferior, sendo
constatada associação estatisticamente significativa (X
2
=13,862; p=0,008), porém fraca,
de acordo com o resultado do teste GAMMA (ɣ=0,209), entre o desempenho motor e o