45
VENDAS
(em US$ bilhões)
1 WAL MART
EUA 345,00 6.779
EUA, Reino Unido, Argentina, Brasil, Nicarágua, Porto Rico, México, Guatemala,
Honduras, Canadá, Japão, China, etc.
2 CARREFOUR
França 97,70 12.558
França, Egito, Brasil, China, Colômbia, Itália, Indonésia, Portugal, Grécia, Espanha,
Suíça, Cingapura, Taliândia, etc.
3 TESCO
Inglaterra 78,50 3.265
China, França, hungria, Irlanda, Japão, Malásia, Polônia, Coréia do Sul, Eslováquia,
Tailândia, Turquia e Reino Unido.
4 METRO
Alemanha 75,10 2.378
Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Hungria, Índia, Itália, Japão, Polônia, Portugal,
Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido, etc.
5 KROGER
EUA 66,10 3.659
EUA.
6 COSTCO
EUA 59,00 487 Canadá, Japão, México, Porto Rico, Coréia do Sul, Taiwan, EUA e Reino Unido.
7 AHOLD
Holanda 56,30 6.302
Estónia,Lituânia, Noruega, Holanda, Portugal, Eslováquia, Suécia, EUA.
8 REWE
Alemanha 54,50 11.948 Áustria, Bulgária, França, Alemanha, Hungria, Itália, Rússia, Suíça, Luxemburgo, etc.
9 SCHWARZ
Alemanha 50,20 7.914
Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Holanda, Polônia,
Portugal, Espanha, Suécia, Reino Unido, etc.
10 ALDI
Alemanha 49,90 8.177
Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Alemanha, Irlanda, Itália,
Luxemburgo, Holanda, Portugal, Espanha, Suíça, Reino Unido, EUA etc.
TOTAL 932,30 63.467
REDES ORIGEM N.º LOJAS PAÍSES EM OPERAÇÃO
Tabela 1 - Ranking Mundial dos Supermercados (2006)
Fonte: SUPERMARKET NEWS (2007)
4.2 NO BRASIL
O varejo brasileiro teve suas raízes nas primeiras comercializações efetuadas ainda no período
do Brasil Colônia, quando a relação de dependência com Portugal ainda era muito forte. As
“Companhias de Comércio”, como eram chamadas, foram idealizadas por Padre Antonio
Viera com o objetivo de atingir uma economia de escala.
A economia do Brasil Colônia era sustentada por três atividades: agrícola, mineração e
pecuária. Primeiro foi o pau-brasil, seguido pelo açúcar, mineração e café.
Todavia, o Brasil passou por diversas dificuldades na evolução do comércio. Não existia
infra-estrutura (estradas de ferro, rodovias e meio de transportes), por isso surgiram os
tropeiros, que, segundo Bernardo Guimarães, “são os transportadores de mercadorias, de