150
Anexo I
Transcrição da aula sobre a discussão da reescrita
Data: 28/10/2008 – Série: 3º C – Grupo: Sexo na adolescência
1. Professor: Aula do dia 28 de outubro de 2008 com o 3º C, aqui é o grupo...
2. Antônio: 2: Sexo na adolescência.
3. Professor: Grupo 2, sexo na adolescência.
4. Professor: A aluna Beatriz tá levantando uma questão sobre a diferença entre tema e título.. os alunos não sabem
colocar os títulos na redação. Beatriz... qual é a sua opinião, pelo que você tá vendo aí nos textos, o que
você tá observando?
5. Beatriz: Acho que os alunos não sabem a diferença entre tema e título, que cada redação tem o seu título
particular. A redação ela propõe, ela faz uma proposta, ela tem ali a coletânea
1
de textos e ... um dos
procedimentos errados é você copiar da coletânea. Eu acredito que isso é um erro grave e ... então cada
redação tem que ter o seu título de acordo com o tema.
6. Professor: Qual seria uma forma pra gente solucionar essa questão ... ajudar os alunos a resolver essa questão?
7. Beatriz: Não é, explicar mesmo. Gente, é diferente tema e título. Cada redação tem o seu título, o tema é um só,
mas cada redação tem o seu título de acordo com o que você escrever, de acordo com suas idéias, porque
todas estão iguais (gesticula com certa indignação).
8. Professor: Elas estão iguais enquanto ao título e quanto ao assunto tratado nas redações? Como é que o aluno
aborda?
9. Beatriz: As idéias estão as mesmas, os alunos não saem do senso comum. Eles não aprofundam os argumentos.
Beatriz cutuca e fala (incompreensível) passa o turno para Catia..
10. Cátia: Eles estão generalizando o problema assim da ... porque eles enfocam o tema do sexo na adolescência,
por ser um tema do sexo na adolescência, eles acabam generalizando o porquê que acontece né: falta de
preparo tal, mas muitos também não apresentam a solução no final da... da... redação, né, conclui com
uma frase generalizando mesmo: ah! Só engravida quem quer e tal, não apresentam uma solução para o
problema.
11. Antônio: Mas, diante disso, acho que fica claro que os alunos não pesquisam antes de fazer a redação. Eles não
fazem... Eles ...O que eles têm na cabeça, eles vão lá criar uma redação. Eles não saem daquilo. Ah! Eu
ouço aquilo isso na televisão, eu ouço aquilo no rádio, eu ouço aquilo na escola. Bom, eu não vou
pesquisar. Ah! Quantas mulheres a partir de 1990, qual é a porcentagem de gravidez que aumentou ou
não, com dados mais concretos.
12. Beatriz: Tem duas que eu peguei aqui, eles colocaram dados estatísticos, só que eles não colocaram uma opinião
sobre aquilo, eles não apresentaram uma ... é... conseqüência do porquê destes números, porquê de tantos
porcento de adolescentes grávidas, porquê de tantos porcento de adolescentes com doenças sexualmente
transmissíveis. Eles apresentam dados ali, simplesmente não aprofundam argumentos.
13. Antônio: É verdade!
14. Professor: Então, você está dizendo que os alunos não seguiram aquelas indicações que foram dadas ...
15. Beatriz: Seguiram.
16. Professor: para se montar a redação?
17. Antônio: Eu acho que não. (incompreensível) Você concorda comigo (voltando-se para Beatriz) Se cada redação,
você mesma falou, se cada redação ... um título é específico de cada um, e a proposta de redação é pra
criar um título, eles começaram errado, não seguiram a proposta desde o começo. Criar
(incompreensível)
18. Beatriz: Também. Também.
19. Antônio: Eu acho que o que faltou são... as duas coisas principais são: eles não aprofundam, eles têm uma idéia
superficial do que está sendo discutido...
20. Beatriz: Completamente. Os argumentos ficam ali ... Naquele plano superficial de ... (incompreensível)
21. Dalva: Se é falta de informação, se é porque é informação, se é... falta de prevenção. É sempre a mesma coisa:
ou falta de prevenção, ou falta de informação.
22. Beatriz: Tudo bem que esse tema já é uma coisa assim que não tem como diferenciar tantas opiniões.
23. Antônio: incompreensível
24. Professor: Vocês poderiam fazer uma apresentação... um comentário sobre a análise que vocês fizeram na sala de
aula para os demais alunos?
25. Beatriz: Sim.
26. Antônio: A gente monta...
27. Professor: Vocês aceitariam?
28. Beatriz: Acontece que tem gente que acha que tá levando para o lado pessoal
29. Antônio: Não, mas, o que eu proponho a fazer... pra cada redação que a gente estaria corrigindo... colocamos
comentários...
30. Professor: Certo
31. Antônio: pegamos o geral dos comentários... montamos um relatório um... um...
32. Evandro: Pra eles não acharem a gente tá falando de o cada um
33. Professor: Isso...
1
A aluna se refere à folha contendo as propostas de produção textual.