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Em 1991, com a Lei no. 6.422, alterou-se a Lei anterior de 1987, e a FUMEC
foi incorporada à Rede Municipal de Educação, passou a ter a natureza jurídica de
direito público.
O professor Enildo concedeu uma entrevista a Araújo (2007), que é parte da
sua dissertação de mestrado. Nesta entrevista o professor salienta:
A idéia de criação da Fumec não surgiu ao acaso: desde o
princípio, quando assumimos a secretária, tínhamos em mente a
necessidade de avanço da participação das pessoas envolvidas
diretamente na vida da escola, em todas as coisas que definiam as
atividades dessa unidade. O processo educativo não deveria ficar
restrito à decisões centralizadas da administração e o trabalho em
sala de aula deveria ter a presente não apenas a formação para o
trabalho mas, também, o despertar da consciência crítica, capaz de
encaminhar o indivíduo no sentido de entender o seu papel como
ser social. Chegamos a ressaltar a necessidade de ser criada uma
nova escola, de acordo com artigos publicados na imprensa local e
conforme livro de nossa autoria, sob o título “A escola e a libertação
humana”, editado pela Vozes.
Embora as unidades de ensino existente começassem a ser
encaminhadas de acordo com esse ponto de vista, conforme
trabalho realizado na Diretória Pedagógica, era possível ver que a
rotina do processo administrativo, desenvolvido nas escolas da rede
municipal, limitava a possibilidade de avanço visando aquele
objetivo, principalmente relacionado à participação das famílias.
Também, os recursos orçamentários dificultavam, de forma
significativa, o crescimento da oferta de vagas para a pré-escola,
principalmente através da construção de novas unidades.
Ressalte-se que a linha de pensamento indicada acima, é
coerente com a própria tendência da vida social, conforme nos
indica a História da Humanidade. A inclusão social não pode se
referir apenas à participação do indivíduo no processo de produção,
mas também, (e principalmente) como agente consciente do
processo de construção dessa tendência. À lei enviada à Câmara
Municipal tinha subjacente o germe da conquista almejada, embora
não esgotasse o objetivo maior, que, em última análise, significava a
permanente busca da educação libertadora (Paulo Freire), ou, de
outra forma, aparente luta pela libertação do ser humano.
A implantação da Fumec à pré-escola constituiu conquista que,
em prazo relativamente curto, iria determinar resultados
significativos, quando nos referimos ao atendimento da demanda
por pré-escola, com a intensa participação da família no
funcionamento da unidade. Essas escolas eram diferenciadas: sua
direção foi constituída por um conselho composto de pais,
professores e funcionários; ocupavam imóveis cedidos ou alugados,
sendo possível levar adiante a sua multiplicação com os limitados
recursos existentes; sua criação sempre refletiu o desejo da