PINHEIRO, C. A. M. O ensino de Análise Combinatória a partir de situações
-
problema
16
Entendo
que seja necessário avançar nas discussões acerca das
sequência
s didáticas para o ensino de análise combinatória. Pois, segundo os
Parâmet
ros Curriculares Nacionais:
As habilidades de descrever e analisar um grande número de dados,
realizar inferências e fazer predições com base numa amostra de
população, aplicada as
ideias
de probabilidade e combinatória a fenômenos
naturais e do cotidiano são aplicações da Matemática em questões do
mundo real que tiveram um crescimento muito grande e se tornaram
bastante complexas. Técnicas e raciocínios estatístico e probabilístico são,
sem dúvida, instrumentos tanto das Ciências da Natureza quanto das
Ci
ências Humanas. Isto mostra como será importante uma cuidadosa
abordagem dos conteúdos de contagem, estatística e probabilidade no
Ensino Médio, ampliando a interface entre o aprendizado da Matemática e
das demais ciências e áreas (BRASIL, 1999, p. 257).
É exatamente essa cuidadosa abordagem dos conteúdos, citada no
documento oficial, que traz a questão da necessidade de mais desenvolvimento de
pesquisas no campo do ensino-aprendizagem de Análise Combinatória, bem como
Estatística e Probabilidade.
Nesse
sentido, levantei a seguinte questão de pesquisa: Uma
sequência
de ensino, enfatizando a resolução de problemas como ponto de partida,
proporciona condições favoráveis para que sejam institucionalizados conceitos
básicos de Análise Combinatória? e como
questão derivada da primeira
, É possível
a partir do ensino oferecido, que os alunos tenham desenvolvido habilidades básicas
para resolverem os problemas de Análise Combinatória?
Em busca de respostas às questões de pesquisa, elaborei
uma
Sequência
Didáti
ca
e a experimentei junto aos alunos do e
nsino
m
édio
, turno da
tarde, da Escola Estadual Deodoro de Mendonça, em Belém do Pará.
O
objetivo
da
pesquisa
foi
investigar a viabilidade da sequência de ensino
para introduzir os conceitos básicos de Análise Combinatória, por meio de Situações
Didáticas
3
,
utilizando
a resolução de problemas como ponto de partida
.
Para alcançar esse objetivo e as possíveis respostas às questões de
pesquisa:
Realizei
um estudo sobre os trabalhos desenvolvidos no campo do
ensino
-
apre
ndizagem de Análise Combinatória, incluindo os livros
3
Para Brousseau (1986 apud FREITA, 1999), uma situação didática é um conjunto de relações
estabelecidas explicitamente e/ou implicitamente entre um aluno ou um grupo de alunos, num certo
meio,
compreendendo eventualmente instrumentos e objetos, e um sistema educativo (o professor),
com finalidades de possibilitar a esses alunos um saber constituído ou em vias de constituição.