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pertencem a uma das diversas classes. O arranjo geométrico, a direção da flutuação
da tensão relativa ao detalhe e o método de fabricação e inspeção do detalhe, também
determinam a classe da junta.
O DNV, através de uma recomendação prática de abril de 2008 [18], se utiliza
deste conceito e apresenta curvas para o cálculo de fadiga. Cada curva representa
uma classe de detalhes de solda; a classificação dos detalhes típicos para navios
pode ser encontrada no Apêndice A. A classificação do detalhe estrutural é baseada
na geometria da junta e na direção dominante do carregamento. Quando o
carregamento ou a geometria forem muito complexos para uma classificação simples,
então se deverá determinar o fator de concentração de tensão (SCF) através de uma
análise de elementos finitos.
Como em qualquer junta soldada, as trincas por fadiga podem se desenvolver
em vários lugares, como no pé da solda, em uma das duas partes conectadas, no final
das soldas e na solda em si; cada parte então deverá ser classificada separadamente.
Portanto, todas as possibilidades deverão ser definidas e poderão ser verificadas pela
definição da apropriada classe e correspondente variação de tensão.
Tabela 3.2 - Curvas S-N no Ar como ambiente – DNV-RP-C203 [18]
N≤10
7
ciclos Curva
S-N
m
1
N>10
7
ciclos
m
2
=5,0
Limite de
Fadiga em 10
7
ciclos
Expoente de
espessura k
Concentração de
Tensões Associada ao
Detalhe Estrutural (classe
S-N)
B
1
4,0 15,117 17,146 106,97 0
B
2
4,0 14,885 16,856 93,59 0
C 3,0 12,592 16,320 73,10 0,15
C
1
3,0 12,449 16,081 65,50 0,15
C
2
3,0 12,301 15,835 58,48 0,15
D 3,0 12,164 15,606 52,63 0,20 1,00
E 3,0 12,010 15,350 46,78 0,20 1,13
F 3,0 11,855 15,091 41,52 0,25 1,27
F
1
3,0 11,699 14,832 36,84 0,25 1,43
F
3
3,0 11,546 14,576 32,75 0,25 1,61
G 3,0 11,398 14,330 29,24 0,25 1,80
W
1
3,0 11,261 14,101 26,32 0,25 2,00
W
2
3,0 11,107 13,845 23,39 0,25 2,25
W
3
3,0 10,970 13,617 21,05 0,25 2,50
T 3,0 12,164 15,606 52,63 0,25 para SCF≤10,0
0,25 para SCF>10,0
1,00
As curvas S-N representam diversas classes de detalhes de solda, isto é, B (1
e 2), C, C(1 e 2), D, E, F, F(1 e 3), F2, G e W (1, 2 e 3), principalmente baseadas no
arranjo geométrico, nas cargas (tensões flutuantes) assim como nos métodos de
fabricação.