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As classes estão divididas basicamente em três tipos, classes de ataque,
chamadas de dps (damage per second – dano por segundo), classes de defesa,
chamadas de tanks (“tanques”, por agüentar uma determinada quantidade de dano),
classes de cura, chamados de healers (do inglês, curandeiros). Além destas existem
as classes híbridas, que combinam duas ou mais habilidades gerais, mas
apresentam uma proficiência menor do que a da raça pura (DUCHENEAUT et al.,
2006b). No entanto, utilizando os pontos de talento e diferentes equipamentos, os
jogadores podem customizar seus personagens para que adquiram outras
características (um Warrior não necessariamente deve ser um tank, podendo se
tornar um dps conforme sua distribuição de pontos de talento). Esta organização
pode ser observada na tabela 2.2:
Tabela 2.2: Classes do WoW com seus tipos, raças e habilidades
Classe Tipo Raças Habilidades
Druids
(druidas)
híbrida Night Elf
Tauren
Podem se transformar em criaturas diversas, assumindo a
forma de um urso, gato, foca, dentre outras. São uma classe
versátil e podem desempenhar vários papéis de acordo com a
necessidade.
Apesar de usarem apenas armaduras leves de couro, podem
ser tanks muito capacitados, dps, ou healers, de acordo com
sua especialização.
Hunters
(caçadores)
dps Dwarf
Night Elf
Orc
Tauren
Troll
Blood
Elf
Draenei
Possuem habilidade com armas de longo alcance, como rifles
e arcos. Têm como característica distintiva seu companheiro
animal, que pode ser de qualquer uma das variedades
presentes no mundo de Azeroth. Praticamente qualquer tipo
de animal pode ser domesticado e treinado como
companheiro.
Esta classe permite customizar não somente o avatar, mas o
companheiro animal também, com habilidades únicas. Seu
principal papel é dps à longa distância, e crowd control
(controle de multidões), com sua miríade de armadilhas.
Mages
(magos)
dps Human
Gnome
Undead
Troll
Blood
Elf
Draenei
Utilizam apenas armaduras de pano, mas esta fragilidade é
compensada pela habilidade ofensiva de longa distância,
muitas vezes derrotando seus inimigos antes que esses
consigam se aproximar.
Magos são geralmente adições bem-vindas a grupos de
jogadores, pois também trazem consigo a habilidade de criar
suprimentos como água e comida para seus companheiros.
Além disso, são capazes de transportá-los rapidamente
através de portais para regiões longínquas. Outras
características são suas magias especializadas em controle
de multidões, relevantes em batalhas maiores.
Paladin
(paladino)
híbrida Human
Dwarf
Blood
Elf
Draenei
Utilizam armaduras pesadas e possuem habilidade de
proteção contra multidões. Sua especialidade é proteger os
outros jogadores, atuando como tank, ou healer, e são
efetivos contra undeads. São reconhecidos por sua habilidade
de permanecerem vivos em qualquer situação. Podem
também se especializar em habilidades ofensivas, utilizando
armas grandes de duas mãos. Seu grande leque de
habilidades coletivas (que afetam todos os jogadores de uma
área) como auras e bênçãos a torna uma classe desejada
para grupos.